Sete de Setembro celebra Cidadania e Esportes em desfile e nas escolas
31/08/2016

As comemorações do Sete de Setembro vão celebrar a Cidadania e os Esportes em São José dos Campos, com desfile no Centro e atividades nas escolas municipais. A programação começa nesta quinta-feira (1º de setembro), às 9h, com a abertura da Semana da Pátria na Secretaria Municipal de Educação.

Já o tradicional desfile cívico será realizado na quarta-feira, dia 7 de Setembro, às 9h, passando pela Praça Afonso Pena e Rua Quinze de Novembro. Antes, às 8h, ocorrerá o Hasteamento das Bandeiras na Orla do Banhado.

A proposta é que as comemorações da Independência do Brasil reforcem os ideais de cidadania e civismo. Em ano de Olimpíada, as atividades também celebram valores olímpicos como a amizade, o respeito, a igualdade, a inspiração e a determinação.

A Tocha Olímpica estará presente, com condutores que participaram do revezamento da chama em São José e atletas. Entidades parceiras da Prefeitura também foram convidadas para o desfile e atividades nas escolas.

“A Olimpíada reforça nosso sentimento cívico de nação, assim como os ideais esportivos olímpicos dialogam com a cidadania. Queremos que os alunos sejam agentes multiplicadores desses valores”, afirmou o secretário de Educação.

A realização do Sete de Setembro nas escolas ainda tem como objetivo permitir que mais alunos e moradores participem das comemorações. As atividades serão realizadas em unidades de todas as regiões da cidade.

“Neste ano vamos levar o Sete de Setembro até as escolas para que as comunidades se sintam realmente participantes, e não apenas expectadores das comemorações”, explicou o secretário.

Programação nas escolas

Entre as atividades programadas nas escolas municipais estão apresentações musicais, de teatro e dança, jogos cooperativos, gincanas com provas de movimento e conhecimento, entre outras. Além disso, todas as unidades na Rede Municipal realizarão solenidades de hasteamento das bandeiras e execução do hino nacional.

A abertura da Semana da Pátria será nesta quinta-feira, às 9h, com solenidade na sede da Secretaria de Educação (Rua Felício Savastano, 240, Vila Industrial). Haverá hasteamento das bandeiras, hino nacional e apresentações com o tema Cidadania e Independência. Crianças do coral da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jacyra Vieira Baracho, do Jardim Veneza, região sul, farão uma apresentação às autoridades civis e militares convidadas. Os professores de Artes da Rede Municipal também prepararam uma atividade especial para o evento.

No dia seguinte (sexta-feira – 2 de setembro), ocorre a abertura nas escolas, que realizarão suas atividades até o dia 8 de setembro. A programação completa está sendo finalizada pela Secretaria de Educação, Assessoria de Eventos Oficiais da Prefeitura e entidades parceiras.