Vigilância Sanitária apreende 79 caixinhas do achocolatado Itambé
31/08/2016

Secretaria de Governança

A equipe da Vigilância Sanitária de São José dos Campos vistoriou, nesta quarta-feira (31), nove estabelecimentos comerciais da cidade, entre supermercados e atacadistas (Extra Colinas, Pão de Açúcar Colinas, Americanas Colinas, Zest (Aquarius), Carrefour, Tenda, Sams Clube, Assaí e Wal Mart). 

Durante a operação, foram encontradas 79 caixinhas do achocolatado Itambé, do lote M4, que foi interditado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) 54 estavam no Carrefour e 25 no Wal Mart. 

A Vigilância efetuou a apreensão cautelar dos produtos e os estabelecimentos foram designados como fiel depositários. O produto só estará liberado para comercialização após a liberação pela Anvisa. As vistorias continuam até sexta-feira. A intenção é percorrer cerca de 25 grandes estabelecimentos da cidade.

Segundo o técnico Marcelo Belvel Fernandes, o motivo da vistoria era saber se havia na cidade caixinhas do achocolatado do lote em questão. “Como encontramos aqui na cidade, a vistoria vai continuar em outros estabelecimentos. O objetivo é recolher os produtos das prateleiras e evitar o risco à população”, disse. 

Histórico

Na segunda-feira (29), foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informando a interdição cautelar do lote M4 da bebida láctea Itambezinho, sabor chocolate, 200 ml, com validade até 21 de novembro de 2016.

Segundo a própria resolução, o objetivo é evitar outros episódios de suspeita de envenenamento como ocorreu no Mato Grosso, onde uma criança teria morrido após ingerir o produto.

O caso, segundo a Anvisa, está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), que apura as causas da morte, e nada ainda foi confirmado. Inclusive, a suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada.

A resolução vigorará por 90 (noventa) dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades.

A Vigilância Sanitária alerta os consumidores para que fiquem atentos caso encontrem o produto nas prateleiras e, na dúvida sobre a identificação do lote, não compre o produto.

“Apesar de a Vigilância estar realizando as vistorias, pedimos à população que nos ajude, fique atenta e nos avise caso encontre o produto na prateleira de algum estabelecimento, pelo 156”, alertou Marcelo.