Prefeitura inicia nova pavimentação na Rua Luiz Jacinto
31/08/2016

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta terça-feira (30) os trabalhos de recapeamento da Rua Luiz Jacinto, região central da cidade. Os serviços estão sendo realizados no período noturno, com interdição de apenas uma das faixas da via. A medida foi adotada para minimizar os impactos no sistema viário gerado pelas obras.

Nesta semana, a Prefeitura concluiu a aplicação de uma nova camada de asfalto nas avenidas Madre Tereza e São José até a curva do “S”, como é chamada o trecho de ligação a Luiz Jacinto. Todo o trabalho integra o projeto Novo Centro, que está promovendo a modernização e requalificação da região central do município.

As melhorias na pavimentação visam garantir mais segurança a motoristas e pedestres. A nova pavimentação da Luiz Jacinto começa a partir da Rua Francisco Berling Macedo e vai até a rotatória do Tênis Clube. A previsão é que os serviços sejam concluídos nos próximos dois dias.

Nesta quarta-feira (31) os trabalhos não serão executados por causa das chuvas.

Novo Centro

Na região da Avenida São José e Madre Tereza já foram instalados decks para tornar ainda mais atrativa a contemplação da Orla do Banhado, um dos principais cartões postais da cidade. A área está recebendo ainda ampla calçada com ciclovia, academia ao ar livre, quiosques, iluminação com LED e uma área segura de passeio.

A Rua Rui Dória, paralela à Avenida São José, já conta com passeios mais largos, novo asfalto, paisagismo e novo sistema de iluminação. A conexão com a Rua XV de Novembro também recebeu obras para oferecer mais conforto e um espaço de convivência aos pedestres.

Na Travessa João Dias foi implantado novo piso, mobiliário, como bancos e lixeiras, e novo projeto ornamental. Em frente ao Teatro Benedito Alves foi construído um chafariz de piso, com jogos de água e luz. O espaço vai funcionar como um bulevar.

Também estão em andamento as obras na Praça da Matriz, um importante eixo que conecta a Avenida São José, o Terminal Central, o Mercado Municipal e o Calçadão. Ela está sendo reurbanizada com novo paisagismo, troca e nivelamento do piso e implantação de novos equipamentos como bancos, bicicletários e lixeiras. O chafariz da praça também será recuperado.

Na Nove de Julho, as obras foram planejadas para atender com maior conforto e segurança motoristas, pedestres e ciclistas que transitam pelo local. São três faixas de rolamento e uma ciclovia de 2,80 metros de largura, que se conectará as ciclovias da Borba Gato da orla do Banhado.

O projeto Novo Centro foi desenvolvido alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados.