Educação faz abertura oficial da Semana da Pátria
01/09/2016
Semana da Pátria
A cerimônia de abertura da programação contou com hasteamento das bandeiras e apresentações musicais Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 250 pessoas, entre professores e alunos da Rede Municipal e autoridades do município, participaram na manhã desta quinta-feira (1º) da abertura oficial da Semana da Pátria em São José dos Campos. Neste ano, as comemorações do Sete de Setembro celebram a Cidadania e os Esportes, com desfile no Centro e atividades especiais nas escolas municipais.

A cerimônia de abertura da programação contou com hasteamento das bandeiras, hinos nacional e da independência, e apresentações musicais do coral de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Jacyra Vieira Baracho (Jardim Veneza, região sul) e da Banda Regimental de Música da Polícia Militar.

Além dos servidores da Secretaria de Educação, professores e alunos, participaram da atividade funcionários da Urbanizadora Municipal (Urbam) e autoridades civis e militares do município.

A realização do Sete de Setembro nas escolas tem como objetivo permitir que mais alunos e moradores participem das comemorações. As atividades ocorrerão em unidades de todas as regiões da cidade.

“Teremos atividades em todas as escolas e contamos com a colaboração dos professores que nos ajudam a contribuir cada vez mais para a formação das crianças de São José dos Campos”, disse o prefeito, na abertura da cerimônia.

As comemorações seguem a partir desta sexta-feira (2) com a abertura oficial nas escolas da Rede Municipal. Entre as atividades programadas estão apresentações musicais, de teatro e dança, jogos cooperativos, gincanas com provas de movimento e conhecimento, entre outras.

Programação

O tradicional desfile cívico será realizado na próxima quarta-feira, dia 7 de Setembro, às 9h, passando pela Praça Afonso Pena e rua Quinze de Novembro. Antes, às 8h, ocorrerá o Hasteamento das Bandeiras na Orla do Banhado.

A proposta é que as comemorações da Independência do Brasil reforcem os ideais de cidadania e civismo. Em ano de Olimpíada, as atividades também irão celebrar valores olímpicos como a amizade, o respeito, a igualdade, a inspiração e a determinação. A Tocha Olímpica estará presente, com condutores que participaram do revezamento da chama em São José e atletas.