Festivale 2016 começa com peça de Maria Alice Vergueiro
01/09/2016

“Why the Horse?”, do grupo Pândega, é a peça que abre nesta sexta-feira (2) a 31ª edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba (Festivale), da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR). A abertura será às 21h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – Centro).  Todas as atrações do festival são gratuitas. Nos locais fechados, os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada espetáculo. A programação do Festivale está na internet.

Protagonizada por Maria Alice Vergueiro, “Why the Horse?” tem a morte no centro do debate. Com 82 anos, mal de Parkinson e dificuldade de locomoção, Maria Alice Vergueiro continua se desafiando. Instigada pelo tema e reconhecendo seu próprio e natural receio diante do fim, bem como a força artística que a envolve, ela convocou seus parceiros de grupo para a criação de um espetáculo em que pudesse ensaiar seu derradeiro momento.

Em formato de happening, a montagem tem muito da sua linguagem baseada no trabalho de Alejandro Jodorowsky, um dos cineastas contemporâneos preferidos de Maria Alice. A atriz traz em sua trajetória a experiência de ter trabalho com grandes diretores, entre eles José Celso Martinez Corrêa, outra atração do festival.

Esta edição do Festivale termina em 11 de setembro. Ela é composta por mais de 30 espetáculos, entre convidados e selecionados por meio de edital, além das palestras, workshops, oficinas entre outras atividades. Tudo dividido entre os palcos do Teatro Municipal, do Cine Teatro Benedito Alves, do Cine Santana, do Museu Municipal de São José dos Campos, ruas, praças e tantos outros espaços do município, com a proposta de descentralização da programação.

O tema deste ano é “Teatro e Democracia”. Na antiga civilização grega, o teatro foi instrumento para ajudar a formar o cidadão devido a sua força educativa. Até os tempos atuais, as artes cênicas ainda permanecem com esta função.

Também participam do Festivale, José Celso Martinez Correa, Denise Fraga, Maria Alice Vergueiro, Lucinha Lins, Tania Alves, o dramaturgo Aimar Labaki são alguns dos profissionais das artes cênicas que participam da 31ª edição do festival.

Fim de semana

Além da peça de abertura, oito espetáculos serão encenados durante o festival até domingo (4). São seis grupos que participaram do edital de seleção do Festival, um patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura e outro convidado.

O convidado deste sábado (3) é a performance “CEGOS”, que será apresentada pelas ruas do centro a partir das 12h. Neste espetáculo, que já foi apresentado em várias capitais do Brasil e também em Paris, Amsterdam, Barcelona, Ilha da Madeira e Nova York, dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados, misturam-se aos pedestres e desestabilizam o fluxo cotidiano do centro da cidade. Grande parte do elenco participou de uma oficina de preparação na Fundação Cultural Cassiano Ricardo.
Outro destaque é o Fórum Teatro e Democracia neste domingo (4), às 17h, no Cine Teatro Benedito Alves da Silva (Avenida São José, 935 – Centro), com o dramaturgo José Celso Martinez Corrêa e Luiz Fuganti.

Zé Celso, como popularmente é conhecido, é um dos maiores nomes do teatro brasileiro, criador e diretor do Teatro Oficina que, desde 1958, é vanguarda no cenário teatral brasileiro. Já o filósofo, professor e escritor Luiz Fuganti é criador da Escola Nômade de Filosofia e presta consultoria a diretores teatrais e elabora cursos específicos para atores profissionais e em formação.

O Festivale foi criado em 1984 com a preocupação de estabelecer um recorte da produção teatral mais significativa de cada período, oferecendo a São José dos Campos um rico panorama com as mais significativas produções do cenário regional e nacional.

Programação de 2 a 4 de setembro

Sexta-feira (2)
Why the Horse? (convidado)
Grupo Pândega de Teatro – São Paulo/SP