Asilo recebe doações de alunos e guardas civis municipais
01/09/2016
Doações
A GCM entregou cerca de 200 quilos de alimentos aos idosos da Unidade Vicentina Promocional Lar São Vicente de Paulo, em Santana Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A Guarda Civil Municipal (GCM) entregou cerca de 200 quilos de alimentos aos idosos da Unidade Vicentina Promocional Lar São Vicente de Paulo, em Santana (norte). A entrega, realizada nessa quarta-feira (31), feita pela GCM e pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Dosulina C. Chaves de Andrade, do Altos de Santana.

A ação beneficente conjunta fez parte das atividades educativas e disciplinares desenvolvidas pela corporação na escola, por meio do programa Escola Segura, da Guarda Municipal. A visita ao asilo marcou o encerramento das atividades da GCM na escola municipal, que teve início na última semana.

Nesse período, foram realizadas palestras educativas e apresentações teatrais com proposta pedagógica que inclui disciplina, igualdade e respeito ao próximo. No asilo, houve grande interação de alunos e idosos, que juntos participaram de rodas de conversa e atividades de canto e dança.

"Foi sensacional esse encontro. É muito importante essa interação das crianças com os idosos, pois possibilita mostrar a importância dos mais velhos na vida deles, assim como a dar valor aos seus pais", afirmou o guarda 1ª Classe, Paulo Reis, que acompanhou a visita.

Para a diretora da EMEF, Irene de Fátima, o trabalho com a equipe do programa foi gratificante e enriquecedor. "Foi uma ação muito produtiva, estreitando os laços da comunidade e resgatando os valores com gesto de cidadania, por meio de um simples ato de doação".

A supervisora da entidade, Margarida Aparecida Gregate, já conhecia o programa Escola Segura e apoia a iniciativa da visita a entidades assistenciais. "Já conheço esse trabalho da GCM e acho muito bacana, inclusive seria muito importante que englobasse outros asilos, assim como está sendo feito aqui."

Para a também supervisora Eliane Almeida, este encontro permitiu conhecer melhor o trabalho da corporação. "O ensinamento passado pelo programa é excelente, e apresenta o lado do cuidado e do serviço que a Guarda tem com a comunidade, mostrando para as crianças que eles são amigos delas".

Os alimentos entregues, todos não perecíveis, serão usados no preparo das refeições no asilo, que abriga aproximadamente 31 idosos e é mantido pela entidade católica Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP).

Programa

Além das palestras, apresentações teatrais e videogame, o programa Escola Segura inclui o policiamento comunitário feito em todas as escolas da rede municipal de ensino, de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h30, em viaturas e motos, para garantir a segurança da comunidade escolar.