Crianças da Unidade Monsanto da Fundhas apresentam peça teatral
01/09/2016
Apresentação das crianças
Durante agosto, foram desenvolvidas com as crianças atividades com o tema “Folclore”, entre elas as oficinas “O Sopro da Natureza Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

O espetáculo teatral “Bumba meu Boi” foi apresentado pelas crianças da Unidade Monsanto FUNDHAS (Fundação Hélio Augusto de Souza) nessa quarta-feira (31). A encenação da lenda integrou o planejamento da equipe de Acompanhamento Pedagógico, desenvolvido em parceria com o Programa Cuidhar da Instituição.

Durante o mês de agosto, foram desenvolvidas com as crianças atividades com o tema “Folclore”, entre elas as oficinas “O Sopro da Natureza” e “Oficina de Argila”, na qual foi confeccionado o Bumba meu Boi. O trabalho envolveu ainda pesquisas sobre lendas, com o auxílio de mídias e Contação de Histórias.

Para a educadora Maria Isabel Bezerra, a prática pedagógica fortalece vínculos, propicia a autoestima e a interação entre as crianças. “Os educandos se empenharam muito durante a apresentação interagindo entre eles, adquirindo conhecimento e, o mais importante, se divertindo.”

Para Grazieli Campos dos Santos, 12 anos, a encenação foi um momento para troca de experiências adquiridas durante as atividades do planejamento, no qual cada criança pôde expor suas ideias. “Participei da construção do Bumba meu Boi, com acompanhamento da professora, foi muito divertido e um momento de muito aprendizado.”

Para Aydan Ryan Afonso, 12 anos, o teatro foi um momento importante de aprendizagem sobre o Folclore. “Nós tivemos a oportunidade de aprender mais sobre a lenda do Bumba meu Boi “brincando” durante a apresentação teatral.”

O Programa Cuidhar realiza ações preventivas com as crianças e adolescentes nas áreas de saúde e cidadania, possibilitando maior integração entre os diversos programas da Fundhas e mais autonomia dos jovens.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas nas regiões da cidade.