Vigilância Sanitária apreende mais 568 caixinhas do achocolatado Itambé
01/09/2016

Secretaria de Governança

A equipe da Vigilância Sanitária de São José dos Campos apreendeu nesta quinta-feira (1º) mais 568 caixinhas do achocolatado Itambé, lote M4, interditado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A apreensão foi no supermercado Spani.

Também foram vistoriados nesta quinta-feira os estabelecimentos Sonda, Roldão, Macho, Atacadão, Nagumo (Colonial e Morumbi), Coop (Morumbi), Dia (Satélite) e Máximo (Bosque). Na quarta-feira (31), a vistoria ocorreu em nove estabelecimentos, nos quais foram apreendidas 79 caixinhas do produto.

Assim como a operação de quarta-feira (31), a vigilância realizou apenas a apreensão cautelar dos produtos e os estabelecimentos foram designados como fiel depositários. O produto só estará liberado para comercialização após a liberação pela Anvisa.

Histórico

Na segunda-feira (29), foi publicada no Diário Oficial da União uma resolução da Anvisa, informando a interdição cautelar do lote M4 da bebida láctea Itambezinho, sabor chocolate, 200 ml, com validade até 21 de novembro de 2016.

Segundo a própria resolução, o objetivo é evitar outros episódios de suspeita de envenenamento como ocorreu no Mato Grosso, onde uma criança teria morrido após ingerir o produto. O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada de Defesa da Criança e do Adolescente (Deddica), que apura as causas da morte. Nada foi confirmado até o momento. Inclusive, a suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada.

A resolução vigorará por 90 dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades. A Vigilância Sanitária alerta os consumidores para que fiquem atentos caso encontrem o produto nas prateleiras e, na dúvida sobre a identificação do lote, não compre a bebida. Quem encontrar o produto nas prateleiras pode denunciar pelo 156 para que a Vigilância faça a verificação.