Exposições de artes visuais são atração nos espaços culturais da FCCR
02/09/2016

Secretaria de Governança

Durante todo o mês de setembro, diferentes espaços culturais de São José dos Campos estarão recebendo exposições, com entrada gratuita. Na Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 – Jardim Santo Onofre), a atração é a exposição fotográfica "Momentos", que conta a história do bairro por meio de imagens.

O idealizador da mostra e morador da região, João Dimas, iniciou o projeto com cerca de 50 fotos, de lugares e pessoas do bairro. Nas imagens, é possível observar as mudanças ocorridas durante os últimos anos nas proximidades do bairro Putim.

A Casa de Cultura Johann Gütlich (Rua Elíseo Galdino Sobrinho, 10 – Jardim Morumbi) recebe a exposição “Petites Peintures”, do artista plástico Valmir Camargo. O pintor, formado pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, é um importante artista do movimento modernista joseense. As pinturas em óleo e tinta sobre tela apresentam trabalhos figurativos e abstratos em pequenos formatos, justificando o nome da exposição em francês, que significa Pequenas Pinturas.

Na Casa de Cultura Tim Lopes (Avenida Ouro Fino, 2520 – Bosque dos Eucaliptos), poesia e fotografia estarão juntas na exposição “Contemplações”, do poeta Gustavo Terra e da fotógrafa e escritora Rita Elisa Seda. São 14 banners de poemas visuais ou “haigas” (haikais ilustrados), em japonês. Os micros poemas do gênero haicai de Gustavo ganham o suporte de fotografias de natureza e arte captadas por Rita Elisa, formando um conjunto que une dois olhares. A proposta dos autores é mostrar a simplicidade natural e a concisão de ideias.

Já o Espaço Piraquara (Avenida Olivo Gomes, 100 – Pq da Cidade) recebe a exposição “Figurante – Arte Figurativa Itinerante”. Os trabalhos fazem parte da Semana dos Figureiros. Serão exibidas peças produzidas pelos tradicionais artesãos da arte figurativa de São José dos Campos, do projeto Santo de Casa – Tecnologias Populares e do Ponto de Cultura Instituto Ecocultura.

Pinturas e desenhos a nanquim e tinta acrílica sob papel, usando a temática da natureza e da relação humana com ela, fazem parte de “Slow Living”, de Meire Martins. Os trabalhos estarão expostos na Casa de Cultura Rancho do Tropeiro (Rua Ambrósio Molina, 184 – Eugênio de Melo).