Seminário reúne cooperativas de catadores em São José
02/09/2016
Seminário
O seminário “Soluções da Reciclagem Popular - Coleta Seletiva e Gestão Compartilhada” deve reunir cerca de 200 catadores nos 2 dias Foto: Antonio Basílio/PMSJC

O seminário “Soluções da Reciclagem Popular - Coleta Seletiva e Gestão Compartilhada” começou na manhã desta sexta-feira (2), em São José dos Campos. O evento, que segue até este sábado (3), no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), deve reunir cerca de 200 catadores nos dois dias.

Participaram da cerimônia de abertura a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Maria Ângela Gonzaga, da Rede Cata Vale; Jauro Reis, do Banco do Brasil; Silvia Satto, secretária de Promoção da Cidadania, secretária de Desenvolvimento Social, e o diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Campos.

De acordo com o educador social do MNCR, Carlos Henrique Nicolau, o objetivo do evento é fortalecer, por meio do debate, a Rede Cata Vale, que reúne oito cooperativas em cinco municípios e associa cerca de 300 catadores. Para ele, a discussão tem como destaque a venda coletiva de materiais recicláveis para a indústria e a contratação das cooperativas, que pode ser feita tanto por empresas como pelo poder público.

O gerente de relacionamento do Banco do Brasil e membro do conselho gestor da Cata Vale disse que o seminário é muito importante por reunir os profissionais do setor. “Além disso, o evento vai colocar em destaque a atuação das cooperativas, capacitar e despertar para uma visão empreendedora e estratégica de negócio, as melhores práticas de um mercado altamente competitivo, atuação conjunta e o uso de tecnologia.”

A secretária de Desenvolvimento Social destacou o protagonismo do setor. “Vemos uma trajetória muito bonita e vitoriosa na organização coletiva dos catadores, que contribuíram muito na construção da Política Nacional de Resíduos Sólidos e hoje contam com o reconhecimento da legislação federal e municipal. Estamos aqui para que esta interlocução com o poder público seja cada vez mais forte e para que possamos desenvolver estratégias coletivas dentro da economia solidária.”

Após a abertura, representantes de cada cooperativa filiada à Rede Cata Vale falaram sobre o trabalho. A presidente da Cooperativa Futura afirmou que era uma alegria ver os catadores reunidos com o poder público. “Organizada em 2005, a Futura tem hoje 36 cooperados. Nossa força é grande.”

A catadora da Cooperativa São Vicente, Maria do Socorro, de 44 anos, participa do evento com a expectativa do aprendizado. “Quero aprender mais sobre tudo o que é importante para o nosso setor, buscando melhores condições de trabalho e de ganho para os cooperados”, destacou.

“O evento vai nos proporcionar um conhecimento mais amplo sobre todas as outras cooperativas de catadores e assim poderemos compartilhar informações para fortalecer todo esse nosso trabalho em conjunto com as outras cooperativas”, declarou Valdenice Moreira, catadora da Cooperativa Alfa.

O seminário é promovido pelo Instituto Cata Sampa, Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e Rede Cata Vale (Rede de cooperativas de catadores do Vale do Paraíba), em parceria com a Prefeitura de São José dos Campos, Banco do Brasil, Unesp (Universidade Estadual Paulista), Ministério do Trabalho e Governo Federal.

A programação do seminário está disponível na internet.