Fundhas destaca direitos da criança e do adolescente no 7 de setembro
06/09/2016

Com o tema “Estatuto da Criança e do Adolescente – Dos Direitos Fundamentais: Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade”, a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) dará destaque para o Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) no desfile desta quarta-feira (7), Dia da Independência do Brasil.

O evento, que começa às 9h, na Rua 15 de novembro, região central de São José dos Campos, terá a participação de cerca de 320 crianças, adolescentes, pais, responsáveis e profissionais da Fundhas e Cephas.

Baseando-se no artigo do ECA, que garante a criança e ao adolescente o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade, como pessoas em processo de desenvolvimento, a Fundhas apresenta cinco alas.

A abertura será com o Grupo Bate Latas da Instituição, que trabalha com as crianças e adolescentes os ritmos brasileiros, visando a manutenção da cultura popular e utiliza instrumentos alternativos, confeccionados a partir de materiais recicláveis e reutilizados.

Representando o “Direito ao Respeito”, as crianças e adolescentes desfilam na segunda ala, acompanhados do CIJ (Conselho Infanto Juvenil), do AMA (Adolescentes Multiplicadores de Atitude) e do Projeto Visão Futuro, composto pelos familiares e/ou responsáveis dos alunos da Instituição.

A terceira ala é composta por profissionais da Fundhas e do Cephas, representando o “Direito à Liberdade”. Os alunos do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza), desfilam na quarta ala acompanhados pela Equipe Cephatron #1860, representando o “Direito à Dignidade”. A Fanfarra da Fundhas, um dos diversos projetos realizados pela Instituição, encerra o desfile.

O Cephas é uma escola técnica da Fundhas, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que incentiva a inclusão social por meio da educação profissional, oferecendo cursos técnicos gratuitos.

A Fundhas é uma instituição sem fins lucrativos, mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que atende gratuitamente, crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, no contraturno escolar. São 18 unidades distribuídas nas regiões da cidade.