Cinema, piquenique, sarau e música são atrações no Vicentina Aranha
06/09/2016
João Roquer
O Projeto Música no Parque será neste domingo (11), às 10h, no Bambuzal. O projeto entrará no clima com João Roquer Foto: Divulgação

A semana no Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana) começa com o Cinema no Parque. Nesta terça-feira (6), às 19h, o projeto exibirá o drama Trem Noturno para Lisboa (2013), na Sala de Leitura Reginaldo Poeta. A entrada é franca e a classificação é para maiores de 14 anos.

Dirigido por Billie August, o filme conta a história de Raimund Gregorius, um professor suíço, que abandona suas palestras e sua vida conservadora para embarcar em uma emocionante aventura atrás da vida de um escritor português, que o levará em uma jornada ao seu próprio coração.

No sábado (10), das 14h às 18h, o Parque recebe o Piquenique, que terá uma programação de brincadeiras lúdicas junto à Biblioteca ao Ar Livre, em frente ao Pavilhão Alfredo Galvão. A atividade será em parceria com o Projeto LIA, que propõe a inclusão de crianças especiais por meio do lazer.

A programação é aberta para crianças de todas as idades e os pais são convidados a levar uma contribuição para o Piquenique Comunitário. Às 14h30, ocorre a contação de história com Jessica Lane, que levará aos pequenos a história Bumba Meu Boi. A tarde de lazer terá ainda Biblioteca ao ar livre, Piquenique Comunitário, piscina de bolinhas e brincadeiras, com monitores.

Ainda no sábado, às 16h, será realizada a Acendalha FLIM 2016, uma atividade que precede a Festa Literomusical do Parque Vicentina que ocorrerá entre os próximos dias 16 e 18. A Acendalha, que terá o Sarau Marginal, será no Centro da Juventude (Rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América), região sul de São José dos Campos.

A acendalha abordará a literatura marginal, retratando a produção artística e poética que nasce nas ruas e tem protagonizado formas de articulação coletiva, expressão social e ocupação urbana. O Sarau Marginal será conduzido pelo poeta Sérgio Vaz, acompanhado pelas meninas do D’Origem, o escritor e músico joseense JB Magalhães e o grafiteiro Mr. Fred, além da presença de outros coletivos e representantes do movimento Hip Hop da região.

O Projeto Música no Parque será neste domingo (11), às 10h, no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus. O projeto entrará no clima da FLIM 2016, com o espetáculo Cancioneira, por João Roquer. No show, o artista busca aprofundar a relação entre música e literatura. Assim, além de canções autorais, o público acompanhará poemas musicados.

Em parceria com a Oficina Cultural Altino Bondesan, o Parque Vicentina Aranha oferece na quarta-feira (14), das 17h30 às 21h30, a Oficina Literária: Sonetos de Amor em Branco e Preto. Para participar, é necessário se inscrever até esta quinta-feira (8) pela internet. Outras informações pelo telefone 3923–4860. A capacitação será no Centro de Formação Profissional Artes e Ofícios, no Parque da Cidade.

A oficina abordará uma introdução à história e às características do soneto, forma de poesia surgida na idade média, mostrando o soneto na literatura universal, portuguesa e brasileira, desde Petrarca até Glauco Mattoso. Quem ministra a atividade é o escritor Manoel Herzog, advogado que iniciou na literatura em 1980, quando obteve o segundo lugar no concurso de contos infantis promovido pela Rede Globo.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, tendo desde 2011 a AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura – como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.