Procon orienta sobre pagamentos durante a greve dos bancários
06/09/2016

Em razão da greve dos bancários, os consumidores podem encontrar dificuldades para pagar suas dívidas em dia. Por isso, o Procon Municipal de São José dos Campos orienta a buscar meios alternativos para efetuar o pagamento de contas e outras movimentações financeiras, e evitar a cobrança de juros e multas.

Os pagamentos podem ser realizados por meio de caixas eletrônicos, internet, telefone, correios, lotéricas e lojas físicas. O fato de os bancários estarem em greve não exime o consumidor da responsabilidade de pagar suas dívidas em dia. É importante solicitar e guardar os comprovantes de pagamento.

“O fornecedor deve oferecer aos consumidores meios alternativos para quitação dos débitos, pois isso faz parte do exercício da atividade comercial. Agora, se a empresa não disponibilizar, não poderá impor ao consumidor qualquer penalidade pelo atraso no pagamento”, disse a coordenadora do Procon Municipal, Aparecida Santana Borges.

Contas de serviços públicos como água, luz, gás e telefone podem ser pagas em casas lotéricas e também em agências dos Correios, além de estabelecimentos conveniados, como redes de supermercados. Mas é imprescindível que o consumidor peça o comprovante, para evitar transtornos futuros.

O consumidor que não conseguir quitar o débito por dificuldades de contatar a empresa, deve documentar as tentativas e registrar reclamação no Procon. Em São José, os postos funcionam de segunda a sexta-feira, na Rua Paulo Setúbal, 220, no Jardim São Dimas, das 8h às 17h, e no CAC (Centro de Apoio ao Cidadão), na Rua Desembargador Francisco Murilo Pinto 33, na Vila Santa Luzia, das 12h30h às 16h30.