Conselheiros do Parque Augusto Ruschi se reúnem nesta sexta-feira
08/09/2016

Secretaria de Governança

Os membros do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (PNMAR) estarão reunidos nesta sexta-feira (9), a partir das 9h, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade Roberto Burle Marx).

Entre os assuntos será discutida a proposta de uso e infraestrutura do Parque, conforme previsto no Plano de Manejo, e questões ligadas à obtenção de recursos junto à Câmara de Compensação Ambiental do Estado de São Paulo para aplicação na Unidade.

Participam do encontro os integrantes do Conselho, que é formado por representantes da Prefeitura de São José dos Campos, entidades ambientalistas, comunidade acadêmica e sociedade ou movimento de bairro no entorno do Parque, além de pesquisadores e estudantes que realizam projetos de pesquisa na Unidade de Conservação.

Por abrigar um importante fragmento de mata atlântica, rico em biodiversidade, o Parque é fonte para diversos estudos científicos. Um deles é sobre o primata Callithrix aurita, conhecido popularmente como sagui-da-serra-escuro ou sagui-do-vale-paraíba, espécie considerada em perigo de extinção pelo Ibama.

Outros estudos, realizados por estudantes de biologia, enfocam o levantamento de anfíbios e répteis do Parque e suas condições de reprodução e sobrevivência nos ecossistemas. Há ainda um estudo, em parceria com a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), que resultará na criação de herbário formado com espécies do PNMAR.

Parque Natural

O Parque Natural Municipal Augusto Ruschi é a primeira Unidade de Conservação de Proteção Integral de São José dos Campos, criada em 17 de setembro de 2010, na área do antigo Horto Florestal.

Localizado no bairro Santa Cruz da Boa Vista, região Norte, o parque é um dos principais fragmentos florestais do município, com 2 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada.

Sua vocação como unidade de proteção integral é voltada unicamente para a conservação da biodiversidade, pesquisas científicas, educação ambiental e turismo ecológico conforme normas do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).