Dia da Pipa terá oficina neste sábado em São José dos Campos
08/09/2016

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A Casa de Cultura Lili Figureira (Rua Roberto Cruz, 40 - Jardim Santo Onofre) realiza neste sábado (10), a partir das 14h, o "Dia da Pipa". As crianças poderão confeccionar e aprender um pouco mais sobre a história deste brinquedo milenar. A oficina é gratuita e aberta ao público.

O orientador Adilson Soares estará à frente das atividades e também falará sobre os perigos da brincadeira, como por exemplo, empinar pipa com cerol. Além de resgatar a forma de se "soltar" pipa como antigamente e conscientizar sobre a segurança do passatempo, para Adilson a ação proporciona a vivência das brincadeiras coletivas, que foi se perdendo no tempo. "Atualmente, as crianças ficam muito dentro de casa, nos computadores, celulares, televisão, videogame e não têm noção de brincar em grupo ao ar livre."

Segundo estudos, a brincadeira de empinar pipas ocorre no Extremo Oriente desde as primeiras eras. No Brasil, a prática veio com os colonizadores portugueses, por volta de 1596. Um fato pouco conhecido deu-se no Quilombo dos Palmares, quando sentinelas avançadas anunciavam por meio de pipas quando algum perigo se aproximava.

Um dos perigos da brincadeira é o uso do cerol, um cortante feito de cola e vidro moído colocado na linha, que pode provocar acidentes. O uso da substância é proibido por lei municipal. Outras dicas para brincar com segurança é procurar campos abertos, longe dos cabos de eletricidade.