São José ultrapassa meta do Ideb e supera os índices estadual e nacional
08/09/2016

Secretaria de Governança

Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgados nesta quinta-feira (8) pelo Ministério da Educação, revelam avanço na Rede Municipal de São José dos Campos. O Ideb é um indicador que relaciona o desempenho dos alunos e os dados de fluxo escolar. A cada dois anos, avalia alunos do Ensino Fundamental da rede pública e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.

Nos anos iniciais (4ª série/5º ano), o indicador em São José dos Campos passou de 6,5 para 6,7 entre 2013 e 2015, ultrapassando a meta estabelecida pelo MEC, de 6,4, e acima da média estadual, que atingiu 6,2, e nacional, que foi de 5,3. Já nos anos finais (8ª série/9ºano), o índice saltou de 5,2 para 5,6 no período, também acima das médias estadual (4,7) e nacional (4,1).

Para o secretário de Educação, a melhoria no desempenho é resultado dos investimentos feitos nos últimos quatro anos. “O avanço obtido é consequência do trabalho pedagógico desenvolvido neste período, das parcerias executadas com instituições como ITA e Unifesp e de políticas inovadoras que ampliaram o acesso do estudante a recursos tecnológicos, com a Escola Interativa, e proporcionaram avanço na formação do professor.”

Ideb

De acordo com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pelo levantamento do Ideb, o índice é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações sobre rendimento escolar.

As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.