Maiara Barreto quebra marca pessoal nas Paralimpiadas
08/09/2016
Paratleta
A nadadora joseense Maiara Barreto fez bonito nesta quinta na primeira das três participações que irá realizar nos Jogos Paralímpicos Foto: Divulgação

A nadadora joseense Maiara Barreto fez bonito nesta quinta-feira (8) na primeira das três participações que irá realizar nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro. A paratleta alcançou a final dos 100m livre, na categoria S3, e bateu a melhor marca pessoal da carreira na prova.

Pela manhã, na disputa das semifinais, Maiara conquistou um ótimo resultado para chegar a final. Quebrando a melhor marca pessoal da carreira, a joseense completou os 100 metros em 2m16s. Na prova valendo a medalha, Maiara ficou com a oitava colocação, porém, melhorou de maneira impressionante o próprio feito, cravando 2m11s.

Nesta sexta-feira (9), a brasileira retorna as piscinas para a disputa do revezamento 4 por 100 metros livre misto. No sábado (10) Maiara encerra sua participação nos Jogos Paralímpicos com a prova dos 50m costas, a especialidade da nadadora.

Maiara é a quinta melhor nadadora nos 50 metros costas e a oitava nos 100m nado livre, conforme o ranking do Comitê Paralímpico Internacional. Desde 2012, ela defende a equipe de paranatação de São dos Campos nos Jogos Regionais.

Na última edição, realizada em julho, a atleta conquistou 5 medalhas de ouro: 50m costas, 50m e 100m livre, e nos revezamentos 4 por 50 livre e 4 por 50 medley. A paratleta também participou dos Jogos Abertos do Interior em 2014 e 2015.

Com 29 anos de idade, Maiara Regina Pereira Barreto nasceu e foi registrada em Jacareí, mas saiu do hospital direto para a casa da família, em São José dos Campos, onde foi criada e estudou até o ensino médio. Formada em farmácia pela USP (Universidade de São Paulo), a joseense é filha dos servidores públicos João Roberto (Prefeitura) e Patrícia (Inpe). Desde que terminou a faculdade, mora e trabalha em São Paulo.