Festivale encerra com universo de Chico Buarque e Galileu Galilei
09/09/2016

A 31ª edição do Festivale encerra neste fim de semana. A programação terá peças e o último fórum da edição. Entre os destaques estão os espetáculos convidados “Palavra de Mulher”, inspirado nas canções de Chico Buarque, neste sábado (10), às 21h, e se despedindo do festival, “Galileu Galilei”, com Denise Fraga, no domingo (11), às 20h, ambos no Teatro Municipal (Rua Rubião Jr, 84 – Centro).

Para as duas peças, os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo e será entregue uma entrada por pessoa. Toda a programação é gratuita. Entre as outras atrações estão as peças “Antígonas”, “Atenciosamente Srta. N” e “Gentileza Gera Amizade”.

A manhã de sábado começa com o espetáculo Antígonas, interpretado pela Cia Fábrica de São Paulo, às 10h, na Praça Afonso Pena – Centro. A história é sobre a luta solitária de Antígona que precisa resistir às imposições, que causam a possível destruição do poder em Tebas. A mesma peça retorna no domingo, às 11h, na Praça Cônego Manzi (São Francisco Xavier). A classificação é livre.

Às 19h o CET (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana) recebe o espetáculo “Atenciosamente Srta. N”, com a história de uma mulher, Srta. N, que decide se isolar por um tempo com suas cartas e um cachorro. Nesse período, a personagem reflete sobre a profundidade das cartas que recebe. A peça do grupo Projeto Cartas é financiada pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC), criado pela Prefeitura e gerenciado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que busca descentralizar as artes teatrais, musicais e circenses na cidade. A classificação é para maiores de 12 anos.

Para encerrar o sábado, o Circuito SESCOOP/SP de Cultura apresenta o musical “Palavra de Mulher” em que Lucinha Lins, Tânia Alves e Aretha Marcos, com alguns objetos cênicos e um ar de cabaré, dividem o palco para interpretar clássicos de Chico Buarque como “Folhetim”, “Atrás da Porta” e “Terezinha”. O espetáculo será no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º Andar – Centro), às 21h.

Às 15h de domingo, está prevista a peça de teatro mudo “Gentileza Gera Amizade”, do Grupo de Teatro Integra, na Arena do Parque da Cidade (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana). O espetáculo utiliza como forma de expressão os gestos corporais e expressões faciais, tornando a peça uma comunicação natural e harmoniosa. O espetáculo é livre.

A peça “Galileu, Galilei”, do grupo NIA Teatro, encerra a 31ª edição do Festivale. O personagem, interpretado por Denise Fraga, passa a expor as suas ideias de que o Sol é o centro do universo e que a Terra gira em torno dele, caindo assim nas mãos da Santa Inquisição. Perseguido, processado duas vezes e ameaçado de tortura, Galileu é obrigado a negar suas ideias publicamente.

O espetáculo coloca em questão o significado da existência do personagem como herói e o seu significado social na Itália do século XVII. A peça será no Teatro Municipal (Rua Rubião Júnior, 84 – 3º andar – Centro), às 20h.

Outras atividades

A Festavale, festa de encerramento do evento, será no Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana) no sábado (10), às 23h. O encontro terá a presença da banda Salve as Kamadas Líricas, que, financiada pelo projeto CirculAção, traz a música europeia dos anos 80 com um tempero tropical; o grupo Fuá Rabecado com o show “Rabeca Brasileira”, que reúne ritmos da cultura popular brasileira com as influências árabes e indígenas da rabeca e a exposição fotográfica “Projeto Expinheiro”, que, financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, traz reflexões conciliando poesia, música, artes visuais e performances.

No domingo (11), às 14h, o último fórum colocará em debate o tema “Pedagogia dos Espaços Independentes” com os integrantes do Teatro da Rua Eliza. O encontro será no Museu Municipal (Praça Afonso Pena, 29 – Centro). A entrada é gratuita.

A 31ª edição do Festivale contou com mais de 30 espetáculos, entre convidados e selecionados por meio de edital, além das palestras, workshops, oficinas entre outras atividades. Tudo isso dividido entre os palcos do Teatro Municipal, do Cine Teatro Benedito Alves, do Cine Santana, do Museu Municipal de São José dos Campos, ruas, praças e tantos outros espaços do município, com a proposta de descentralização da programação.

O tema deste ano foi “Teatro e Democracia”. O Festivale foi criado em 1984 com a preocupação de estabelecer um recorte da produção teatral mais significativa de cada período, oferecendo a São José dos Campos um rico panorama com as mais significativas produções do cenário regional e nacional.