Arrastão contra dengue em sete bairros de São José será neste sábado
09/09/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos realiza neste sábado (10), das 8h às 17h, mais um arrastão contra a dengue. Desta vez em outra parte da zona sul da cidade, que compreende os bairros: Vila das Acácias, Vila Nova Conceição, Vila Letônia, Jardim Aeroporto, Vila Nair, Floradas de São José e Jardim Satélite. A expectativa é trabalhar 6.244 imóveis, de aproximadamente 129 quadras.

Este será o segundo dia desde o reinício dos arrastões, que ocorrerão todos os sábados até o dia 17 de dezembro. A ação faz parte da campanha “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, do governo do Estado, que foi prorrogada. O projeto prevê repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais que trabalharem um dia a mais na semana. A remuneração extra será de R$ 120 por agente e para cada dia de trabalho. Neste sábado, 58 agentes estarão nas ruas.

Como nos arrastões anteriores, o objetivo é recolher os objetos que podem acumular água, além de fazer uma varredura contra o mosquito. Os agentes passarão de casa em casa orientando e auxiliando os moradores a recolher todo o material que pode ser descartado e aplicando larvicida em criadouros fixos. Um caminhão passará recolhendo todo o material.

As áreas foram escolhidas seguindo critérios epidemiológicos de maior susceptibilidade à doença, ou seja, as áreas que tiveram o menor número de casos positivos entre 2015 e 2016, além de alta pendência para vistorias (casas fechadas).

Esta é uma ação importante de prevenção e combate ao mosquito da dengue. Portanto, é importante que as pessoas entendam que a Prefeitura não vai recolher móveis velhos, como sofás e camas. Apenas os criadouros, aqueles objetos que podem juntar água e, por isso, representam um perigo já que favorecem a proliferação do mosquito.

São José dos Campos tem até agora 1.576 casos confirmados de dengue, dos quais 1470 autóctones (contraídos no próprio município) e 106 importados (contraídos em outros municípios). A cidade também já registrou 16 casos de zika vírus e 5 casos de chicungunya, todos importados.