Maiara Barreto supera marca pessoal nos 50 nado costas da Paralimpíada
10/09/2016
Paralímpiada
A nadadora joseense Maiara Barreto encerrou neste sábado (10) a participação na Paralimpíada do Rio com o sétimo lugar na final Foto: Divulgação

Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

A nadadora joseense Maiara Barreto encerrou neste sábado (10) a participação na Paralimpíada do Rio com o sétimo lugar na final dos 50 metros costas da classe S3. Com o tempo de 1m01s65, ela baixou em 3 segundos a própria marca e estabeleceu o recorde das Américas.

A medalha de ouro ficou com a chinesa Qiuping Peng, que quebrou o recorde paralímpico e mundial duas vezes no dia. Em segundo lugar chegou a compatriota Guofen Meng. Completou o pódio a holandesa Lisette Teunissen.

Emocionada, Maiara declarou ao canal Sportv que estava muito feliz e tinha o sentimento de gratidão pelos colegas atletas. Após defender a Seleção Brasileira de Natação, ela continua no Rio de Janeiro (RJ) para acompanhar os Jogos Paralímpicos. ”É tudo muito diferente aqui. Aprendi muito. Quero continuar aqui para aprender mais. Vou ficar aqui para torcer por todos os brasileiros e pretendo ficar no Rio até o fim.”

Essa é a primeira Paralimpíada da nadadora, que há sete anos perdeu parcialmente os movimentos após um acidente de motocicleta. Farmacêutica, ela mora e trabalha em São Paulo. A reabilitação veio com o esporte.

“Nós, como pais, estamos muito felizes e orgulhosos dela, pela superação, o quanto ela conseguiu nesses últimos sete anos após o acidente”, contou a mãe, Patrícia Barreto.

Com 29 anos de idade, Maiara Regina Pereira Barreto nasceu e foi registrada em Jacareí, mas saiu do hospital direto para a casa da família, em São José dos Campos, onde foi criada e estudou até o ensino médio. Formada em farmácia pela USP (Universidade de São Paulo), a joseense é filha dos servidores públicos João Roberto (Prefeitura) e Patrícia (Inpe).