Felipe Meligeni é o primeiro juvenil brasileiro a vencer o US Open
11/09/2016

O tenista Felipe Meligeni, da equipe Afini Tennis (de São José dos Campos), conquistou um feito espetacular no sábado (10) ao conquistar o título do torneio de duplas juvenil do US Open, o quarto e último Grand Slam do ano, disputado no piso duro em Nova York.

Felipe e o boliviano Juan Aguilar superaram na final os canadenses cabeças de chave 3, Felix Aliassime e Benjamin Sigouin, por 2 sets a 0, com parciais de 6-3 7-6 (7-4). Eles tiveram quebra abaixo na segunda etapa em 5-3, mas viraram.
Quadragésimo do mundo número 1 do Brasil no ranking juvenil, Felipe se tornou o quinto brasileiro a ganhar um Grand Slam juvenil. Em simples, apenas Tiago Fernandes foi campeão - no Australian Open de 2010. Já nas duplas, Gustavo Kuerten ganhou com o equatoriano Nicolas Lapentti em Roland Garros (1994), e Orlando Luz venceu com Marcelo Zormann em Wimbledon (2014).

Ele também é o décimo tenista nacional a vencer um Major contando o profissional. Maria Esther Bueno é a única campeã no feminino. Entres os demais brasileiros com esse título, estão Bruno Soares, Marcelo Melo, Thomaz Koch e Gustavo Kuerten.

Para a promessa do tênis brasileiro, a conquista é resultado de muito esforço e do apoio que recebe fora da quadra. "Foi sensacional. Desde o começo, estávamos jogando bem no torneio, bem entrosados. Em alguns momentos que deixávamos cair a energia, conseguíamos voltar, puxando bastante, jogamos bem confiantes. Muito feliz poder trazer um Grand Slam para o Brasil. Só tenho a agradecer o apoio de todo mundo no Brasil e meu trabalho com a equipe técnica em São José dos Campos e os jogadores. É incrível vir esse título justo no meu último torneio como juvenil. Agora é foco no profissional e seguir treinando duro para me manter evoluindo."

O coordenador da Afini Tennis e técnico do atleta, Leandro Afini, ressaltou que a vitória também coloca a modalidade novamente em evidência no país. "Foi uma semana muito boa do Felipe. Mesmo na simples, que perdeu na primeira rodada, ele teve uma boa apresentação e vem mostrando grande evolução técnica. O título de dupla é muito importante para ele e para sua carreira, mas também para o tênis brasileiro como um todo. Nossa equipe técnica está muito feliz e orgulhosa de fazer parte desse momento junto com o Felipe."

Agora Felipe retorna para São José dos Campos, onde volta a treinar na terça (13) ou quarta-feira (14). Na sexta (16), ele embarca para Santos e, depois, Campinas, para dois torneios profissionais challengers com premiação de US$ 50 mil.
Sobrinho de Fernando Meligeni e nascido em Campinas, Felipe é atleta da Afini Tennis, equipe joseense de alto rendimento voltada a jogadores juvenis e profissionais, e recebe apoio da Prefeitura, com incentivo do Colinas Shopping por meio Lei de Incentivo Fiscal (LIF), e da Associação Esportiva São José. Os patrocinadores do tenista são CBT, Correios, Fila e Wilson.