Mestra figureira divide saberes na Casa de Cultura do Novo Horizonte
13/09/2016

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110) recebe nesta quarta-feira (14), às 14h, a figureira Maria Benedito Vieira, conhecida como Mudinha. A proposta é disseminar e manter viva a cultura figurativa no bairro. A participação é gratuita.

O encontro tem como objetivo a partilha dos conhecimentos de Mudinha sobre a cultura popular. A artesã exibirá suas técnicas únicas de pintura e modelagem em barro. Com temas variados do cotidiano e do mundo imaginário, suas peças são ricas e representam sua forma de ver o mundo.

A iniciativa faz parte do projeto "Vivenciando a Cultura Popular", que leva até as casas de cultura da cidade os trabalhos e as vivências da figureira.

Mudinha, que nasceu com deficiência na fala, aprendeu o ofício com sua mãe ainda menina. As figuras foram um meio que sua mãe utilizou para educar a menina, que fez desta arte uma forma de se expressar.

Em 2015, a artista foi contemplada com o Prêmio de Mestre da Cultura Viva de São José dos Campos, da Fundação Cassiano Ricardo, pela importância de sua arte para cultura do município.