Defesa Civil participa de curso sobre gerenciamento de desastres naturais
14/09/2016

Secretaria de Governança

A Defesa Civil de São José dos Campos está participando de um curso sobre prevenção e gerenciamento de riscos de desastres naturais, promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

O curso ocorre no Parque Tecnológico e termina nesta sexta-feira (16), com exercícios e avaliações de atividades. Com o objetivo de capacitar profissionais que atuam diretamente na área, o tema “Práticas de Prevenção e Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais” tem foco em aspectos teóricos e práticos das ações para prevenção, mitigação e preparação, principalmente, dos processos de inundação e deslizamentos.

Nesta quinta-feira (15), estão programadas atividades em campo, com visitas aos bairros Mirante do Buquirinha e Freitas, em São José dos Campos, no período da manhã e da tarde. Nesses bairros, serão realizadas atividades práticas para o processo de avaliação das áreas de risco de deslizamentos e de inundação.

Para o coordenador da Defesa Civil local, “este curso nos proporciona partilhar e adquirir experiências com várias cidades na gestão de Defesa Civil, o que nos dará ferramentas para a elaboração, gestão e refinamento do plano municipal de contingência.”

Curso

Foram abertas 40 vagas destinadas aos agentes e técnicos do quadro de servidores efetivos das Defesas Civis Estaduais e Municipais do interior de São Paulo. Também participam estudantes de mestrado e doutorado das áreas de Climatologia, Hidrologia e Geologia. Três agentes da Defesa Civil de São José dos Campos estão participando da formação.

O curso, que teve início na segunda-feira (12), é ministrado das 8h às 17h30, no auditório 4. Na abertura do evento, o diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, fez abordagem sobre a atuação e importância das ações interministeriais e governamentais, dentro do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais.