Em clima descontraído alunos da educação infantil realizam city tour
14/09/2016
Alunos durante a visita
O grupo de 28 alunos da Escola Torataro Takitani, visitou na manhã o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Parque da Cidade Foto: Diego Rosa/PMSJC

O grupo de 28 alunos da Escola Municipal de Educação Infantial (EMEI) Torataro Takitani, região sul de São José dos Campos, visitou na manhã desta quarta-feira (14) o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e o Parque da Cidade Roberto Burle Marx. As crianças, com idades entre 5 e 6 anos, foram as primeiras de um total de 60 que participarão do passeio.

No MAB, os estudantes foram recebidos pelo coordenador do acervo, sargento Romeiro Vargas, que contou a história do acerco e mostrou as principais peças do memorial. As crianças tiveram oportunidade de conhecer por dentro o segundo protótipo do Bandeirante, aeronave que foi produzida no Brasil, no final da década de 60.

Os pequenos puderam conhecer ainda o primeiro automóvel equipado com um motor a álcool, o primeiro aparelho de fax usado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entre outras curiosidades.

“O intuito do MAB é resgatar toda a história da ciência e da tecnologia. Buscando despertar na juventude, esse tipo de estudo. Hoje como o grupo era de crianças da educação infantil, buscamos passar informações sobre a história da aeronáutica. Como por exemplo, a do Marechal do Ar Casemiro Montenegro, que idealizou e fundou o ITA e o DCTA. A gente resgatou isso para mostrar para as crianças que um sonho pode se tornar realidade”, disse o sargento Romeiro.

Para o aluno Caio Luís, de 6 anos, a visita ao acervo foi emocionante, pois ele nunca tinha visto um avião de tão perto. “Eu gostei muito daqui (MAB). Eu nunca tinha visto um avião de perto e nem entrado dentro de um. Hoje, eu entrei e tirei até foto lá dentro. Não vejo a hora de contar para os meus pais, quando eu chegar em casa.”

Após a visita ao MAB, os alunos foram para o Parque da Cidade. No percurso, eles puderam ver prédios como Igreja São Benedito, Mercadão e Calçadão, e receber explicações sobre cada ponto dos profissionais da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de São José dos Campos. No Parque, as crianças realizaram um passeio e finalizaram o tour com um piquenique ao ar livre.

“O objetivo principal foi atingido, porque o que eles aprenderam em sala, como os principais pontos turísticos da nossa cidade eles viram aqui hoje e entenderam que têm que valorizá-los, sendo mais conscientes em relação ao patrimônio joseense. Acredito que puderam ver o que a cidade pode oferecer para eles e todos os moradores, envolvendo diversão e conhecimento histórico”, explicou a professora Francisca Ciatore.

Os passeios são feitos com pré-agendamento na Secretaria de Turismo pelos telefones (12) 3947-8598.