Nove de Julho recebe nova iluminação de LED e pocket park
15/09/2016

Secretaria de Governança

A Avenida Nove de Julho começou a receber os equipamentos para iluminação pública com lâmpadas LED. O sistema está sendo instalado em todo trecho de 1,3 quilômetro da via, que também terá a implantação de um “pocket park”, uma área de convivência e descanso próximo ao Parque Vicentina Aranha.

Os trabalhos integram o projeto Novo Centro, que está modernizando e requalificando a região central de São José. Os postes ao longo da ciclovia já foram instalados com 38 luminárias baixas de 66 watts de potência. A mesma estrutura está equipada com outras 38 luminárias de 192 watts de potência, na parte superior, voltadas para a avenida.

Os serviços estão concentrados agora na instalação do sistema de abastecimento de energia para os novos pontos de luz. A previsão é de que todo o trabalho seja concluído até o fim de setembro.

No lado direito da Nove de Julho, no sentido do fluxo de veículos, a Prefeitura também está substituindo 48 lâmpadas a vapor por sistema de LED. Segundo os fabricantes, a tecnologia de LED possui maior durabilidade e equipamento pode funcionar por um período de até dez anos.

“Além disso, possui menor consumo de energia elétrica e melhora a visibilidade de motoristas, ciclistas e pedestres. Trata-se também de um investimento para melhorar a segurança no trânsito e de todos que circulam pelas áreas revitalizadas pelo projeto Novo Centro”, explicou o diretor de Concessionárias da Prefeitura.

A Avenida Nove de Julho também vai ganhar um novo espaço de convivência e descanso próximo ao Parque Vicentina Aranha: um pocket park. A estrutura terá 30 metros quadrados, entre a ciclovia e a calçada da avenida, e será equipada com bancos e paraciclos.

Luiz Jacinto e Curva do S

As obras do Novo Centro no corredor das avenidas Madre Tereza, São José e Luiz Jacinto também estão passando pelos últimos ajustes. As vias receberam uma nova camada de asfalto. A pintura das faixas e demais sinalizações do solo estão em andamento e devem ser concluídas até sexta-feira (16).

Na Rua Luiz Jacinto, foram realizados os trabalhos de sinalização e a implantação da faixa exclusiva para bicicletas, conectando as ciclovias da Orla do Banhado, Nove de Julho e Borba Gato.

Na chamada “curva do S”, a calçada foi ampliada para oferecer mais espaço aos pedestres e ciclistas. A pista foi sinalizada, mantendo três faixas de circulação. Com a nova configuração, a área vai receber também um redutor de velocidade.

O radar que estava instalado no semáforo próximo ao cruzamento da Madre Tereza com a Rua Antônio Moraes Barros foi deslocado para a “curva do S”, pouco depois da Rua Coronel Madeira.

A estrutura está instalada no local, mas deve entrar em operação somente daqui a cerca de 30 dias, período necessário para a aferição do equipamento. O radar está sendo adotado para ampliar a proteção a motoristas, ciclistas e pedestres que passam pela “curva do S”.