Centro Cultural Clemente Gomes recebe Encontro de Ferromodelismo
15/09/2016

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Neste sábado (17), das 9h às 16h, o Centro Cultural Clemente Gomes (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana) recebe o Encontro de Ferromodelismo, que vai reunir expositores da arte, que consiste na construção de modelos de transporte ferroviário (trens, bondes e automotrizes) em escala reduzida. O evento é aberto ao público e gratuito.

De acordo com o organizador do encontro, Ernesto Paparelli, cinco maquetes e dioramas em diferentes tamanhos estão confirmados. Dentre os expositores, estão artistas de São Paulo, Jacareí, Mauá, São José dos Campos e outras cidades. Durante o evento, serão exibidos vídeos e fotos de diferentes trens e estações, principalmente do Vale do Paraíba.

O Encontro de Ferromodelismo conta com o apoio cultural da Frateschi, a única empresa na América Latina especializada na fabricação de trens elétricos em miniatura na escala HO (1/87). Fundada em 1958, está localizada em Ribeirão Preto (SP).

O ferromodelismo teve as primeiras miniaturas construídas por artesãos alemães, em 1830. A arte pode ser praticada utilizando diversas habilidades, como marcenaria, mecânica, elétrica e eletrônica.