Defesa Civil participa de atividade sobre gerenciamento de área de risco
15/09/2016
Treinamento Defesa Civil
Nesta atividade, os participantes fizeram uma série de apontamentos, como a marcação de pontos vulneráveis Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

Representantes da Defesa Civil de São José dos Campos, em continuidade ao curso de Prevenção e Gerenciamento de Riscos e Desastres naturais promovido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), participaram nesta quinta-feira (15), de uma atividade em campo nos bairros Buquirinha 2 e Freitas, na região norte da cidade. O objetivo desta ação, que complementa o curso, é o preenchimento em campo do formulário de caracterização de áreas de risco.

Nesta atividade, os participantes fizeram uma série de apontamentos, como registros fotográficos dos locais, e também a marcação de pontos vulneráveis. Eles também indicaram suas considerações para a determinação do grau de risco de cada local em questão.

“Hoje, em campo, nós vivenciamos a prática do dia a dia do trabalho da Defesa Civil, que são as vistorias de campo e observamos as áreas de risco, as encostas e também classificamos cada um dos pontos. Desta forma, catalogamos os locais que são mais suscetíveis a desmoronamentos e escorregamentos”, explicou o coordenador da Defesa Civil.

Durante o trajeto percorrido pelos 40 participantes do curso, foram observados o caminho, as encostas e as áreas de baixada, em busca de evidências e sinais dos processos perigosos. A partir daí, foi observada a vulnerabilidade das moradias e construções.

Segundo o coordenador da Defesa Civil esse é um trabalho muito importante para a equipe. “Por meio destas observações, nós podemos planejar a mitigação dos riscos e com isso minimizar possíveis danos e acidentes em épocas de chuva”, afirmou o coordenador da Defesa Civil.

No encerramento da oficina, que acontece nesta sexta-feira (16), será feito o gerenciamento destas áreas, pontuadas e catalogadas pelo grupo durante a visita, utilizando o Google Earth como ferramenta.

Sobre o Curso

O curso, promovido pelo Cemaden em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado de São Paulo (Cedec) e a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam diretamente na área, com o foco em aspectos teóricos e práticos das ações para prevenção, mitigação e preparação, principalmente, dos processos de inundação e deslizamentos.

O curso reúne 40 pessoas entre agentes e técnicos do quadro de servidores efetivos das Defesas Civis Estaduais e Municipais do interior de São Paulo. Também participam estudantes de mestrado e doutorado das áreas de Climatologia, Hidrologia e Geologia. Três agentes da Defesa Civil de São José dos Campos estão participando do curso.