Descarte irregular de lixo diminui nas regiões norte e sul de São José
16/09/2016

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos vem realizando mutirões de limpeza em todas as regiões do município, principalmente nos pontos de descarte irregular. Para manter a cidade limpa, a Secretaria de Serviços Municipais (SSM) utiliza um mapa de todas as áreas, onde ocorre o depósito irregular de lixo. São mais de 130 pontos.

Na Travessa Jaguari, região norte, a Prefeitura recolhia cerca de 40 toneladas de lixo, agora a SSM tem recolhido por volta de 10 toneladas. Na região sul, um dos maiores pontos de descarte, próximo a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campo dos Alemães, saiu do mapa de limpeza depois de ter recebido a aplicação de revestimento asfáltico e outras melhorias. Antes eram retirados do local cerca de 20 toneladas de resíduos por semana.

Na estrada da Vila Machado, a redução de resíduos recolhidos foi de 30%. Os servidores responsáveis pelas estradas rurais montaram um mutirão constante, para preservar a limpeza do local, o que resultou na diminuição dos descartes.

“Agradecemos aos munícipes que têm ajudado na conservação e limpeza destes pontos. É de extrema importância esse trabalho conjunto da Prefeitura e da população, pois com essa redução podemos utilizar o trabalho dos nossos servidores para atender as demandas da população, sem contar a redução de gastos”, comentou o secretário de Serviços Municipais, Antonio Carlos Wollf Nadolny.

Legislação

Além de prejudicar a conservação do espaço público, o descarte irregular de entulho e lixo é considerado crime ambiental sujeito a multa de até R$ 15 mil em caso de flagrante, conforme a lei 7815/09. As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo Cidade Limpa ou pela Central 156.

São José dos Campos possui 12 Pontos de Entrega Voluntária (PEV), que funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h. Esses pontos são instalados em área pública, cuidadosamente estudada e escolhida, para receber resíduos específicos em pequenas quantidades (até um metro cúbico, que equivale ao volume de uma carroça pequena).

O PEV recebe restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e eletrodomésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda, tinta e óleo de cozinha. O serviço é gratuito.