Moradores aprovam Nova Feira Noturna aberta na região sul
18/09/2016
Feira Noturna
São 43 bancas com frutas, legumes e verduras, e variadas opções de gastronomia de rua, lanches, yakissoba, entre outros iten Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Proteção ao Cidadão

O público compareceu em massa na abertura da segunda Feira Noturna de São José dos Campos nessa sexta-feira (16), no Jardim Satélite, região sul da cidade. A nova feira livre funcionará semanalmente, toda sexta-feira, das 17h às 22h, na Rua Antares, ao lado da Expo Vale Sul.

São 43 bancas com frutas, legumes e verduras, e variadas opções de gastronomia de rua, como sorvete orgânico, culinária baiana, comida mexicana, lanches, yakissoba, entre outros itens. A definição dos produtos vendidos na feira foi feita pela Prefeitura em conjunto com a Associação Profissional de Feirantes.

“Trazer uma feira para este local foi a melhor ideia oferecida aos moradores da zona sul, que passaram a ter mais uma opção de lazer e compras”, disse a aposentada Hosana Aparecida de Freitas, que reside atualmente no Jardim Oriente (sul).

Ela estava acompanhada da mãe, Margarida Gonçalves de Almeida, que levou para casa banana, pamonha, pastel, queijo e refrigerante. “Essa feira é um espetáculo. Vou vir sempre.”

A escolha do local também agradou. “O Jardim Satélite já é um bairro referência, por ser tão completo que nem precisa se locomover, e ter uma feira livre à noite no bairro vem para somar”, afirmou a acompanhadora de materiais Rosângela Santos, moradora do bairro há sete anos.

O primeiro dia de funcionamento da feira contou também com a presença de moradores de municípios vizinhos. “Vim passear em São José dos Campos e passei na feira noturna, que está muito boa, bonita, com muita variedade e bom preço. Com certeza volto na próxima semana”, disse a pensionista Sebastiana Silva, que reside na cidade de Jacareí.

A professora Raquel Angela Corbele, moradora da Rua Antares, aprovou a iniciativa, e pede atenção especial para a segurança e a organização do trânsito com a chegada da feira no local. “Desde que surgiu a feira noturna no bairro de Santana eu achei que deveria ter igual no Satélite. Fiquei feliz com essa facilidade.”

A Guarda Civil Municipal esteve presente para garantir a segurança do local. Os agentes de trânsito da Secretaria de Transportes organizaram o estacionamento dos carros, autorizado em um dos lados da rua, e em uma área particular, cedida para uso dos frequentadores.

O local ainda dispunha de música ambiente e cama elástica para a diversão das crianças. Os feirantes também comemoraram o novo espaço. “É uma feira diferente, porque as pessoas vêm para um passeio gastronômico e ainda podem aproveitar para fazer compras e levar produtos frescos”, disse o comerciante Júnior Barbosa, da barraca de comida mexicana.

Para o vendedor Renato Rodrigues, da barraca de acarajé e tapioca, a região sul precisava desta opção de feira livre no período da noite. “Esse espaço passa a ser uma opção diferente de lazer para as pessoas, acostumas a ir somente a shoppings.”

Esta opinião é compartilhada pelo feirante Mauro Massuru Sasaki, que comercializa salgados e sucos. “A iniciativa é ótima, porque o bairro não possuía um local aberto de entretenimento noturno. Para um primeiro dia está muito bom e a expectativa é que melhore ainda mais.”

Há mais de 15 anos trabalhando como feirante, Danilo Mendes de Andrade considera que o investimento público para a instalação da segunda feira noturna na cidade valeu à pena. “A feira noturna é um sucesso consagrado em São José dos Campos. Uma experiência fantástica.”

Preparação

A escolha do local da nova Feira Noturna levou em consideração estudos técnicos e reivindicações de feirantes e moradores. Representantes das secretarias de Defesa do Cidadão e de Serviços Municipais, envolvidas no projeto, se reuniram com os moradores para ouvir opiniões e sugestões.

A equipe da SSM realizou serviços de terraplanagem, instalação de rede elétrica e iluminação em toda a área da nova Feira Noturna, para garantir a segurança aos frequentadores. O local recebeu aplicação da Operação Antipoeira em um trecho de quase 300 metros de extensão.

A primeira Feira Noturna de São José dos Campos, na região norte, foi inaugurada há dois anos e funciona toda quarta-feira, em frente ao Parque da Cidade, com venda de produtos hortifruti e gastronomia de rua. A Prefeitura estuda a criação de novas feiras noturnas em outras regiões da cidade.