Semana de Trânsito começa com ações na Dutra e Estrada Velha
19/09/2016

Secretaria de Governança

Com uma ação voltada para a conscientização de motociclistas, diversas instituições se uniram nesta segunda-feira(19) na abertura da Semana Municipal de Trânsito para uma blitze educativa em São José dos Campos.

Pela manhã, a operação foi realizada na Via Dutra em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil, agentes de trânsito e Polícia Militar.

No período da tarde, a blitz aconteceu na estrada velha Rio-São Paulo com a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, agentes de trânsito e Polícia Rodoviária Estadual.

Cerca de 100 motociclistas foram abordados e receberam orientações como evitar trafegar nos corredores, transitar com a viseira abaixada e o capacete preso, além do respeito aos limites de velocidade.

O motoboy Francisco da Silva foi um dos abordados e destacou a importância da prudência quando se está na direção. “Não se pode ter pressa. Sempre que subo em uma moto a pressa tem que desaparecer. É preciso evitar riscos. Só assim consigo trabalhar sem ter sofrido acidentes”, disse o motociclista.

Ao longo da semana serão realizadas operações da Lei Seca com as polícias rodoviárias Federal e Estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, agentes de trânsito e também com o Detran.

Na sexta (23), os motociclistas voltam a receber atenção com uma capacitação que será realizada em direção defensiva.

No sábado (24), atores farão abordagens em bares e restaurantes. E no domingo (25) acontece o encerramento da Semana Municipal de Trânsito com a Feira Educativa em frente ao Parque Vicentina Aranha das 9h às 13h.

De acordo com a secretária de Transportes em exercício, toda a semana foi planejada para chamar a atenção da população e envolver os moradores na busca de um trânsito melhor para todos, com o tema: “Eu sou + 1 por um trânsito mais seguro”.

A ação com diferentes instituições também teria esse objetivo, demonstrar que cada um pode colaborar para mudar o quadro atual de acidentes.

“É muito importante essa união, numa ação integração de forças para levantar essa bandeira de diminuição de acidentes de trânsito, que é de suma importância, porque todos nós passamos por isso diariamente. A conscientização tem que chegar a toda população para que cada um faça a sua parte para um comportamento seguro no trânsito”, afirmou a secretária de Transportes em exercício.