Iluminação de LED do Novo Centro garante mais segurança à população
20/09/2016
 Iluminação de LED do Novo Centro
Parte do sistema já está em funcionamento nas avenidas São José e Madre Tereza, valorizando um dos principais cartões postais de SJC Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

A Prefeitura de São José dos Campos está finalizando os trabalhos de implantação do novo sistema de iluminação pública nas áreas requalificadas e modernizadas por meio do projeto Novo Centro. São 329 novas luminárias que vão funcionar com a tecnologia de LED, garantindo maior conforto visual e segurança aos motoristas e pedestres que circulam pela região central da cidade.

Parte do sistema já está em funcionamento ao longo das avenidas São José e Madre Tereza, valorizando ainda mais um dos principais cartões postais de São José, a Orla do Banhado. As lâmpadas de LED também serão instaladas na Praça da Matriz, Rua Rui Dória, Rua Luiz Jacinto, ciclovia da Avenida Nove de Julho, Travessa Cândido Portinari e Travessa João Dias.

A intensidade de iluminação das lâmpadas varia entre 40 e 200 watts de potência, de acordo com as normas técnicas que consideram altura dos postes e localização dos equipamentos. Além de proporcionar maior segurança e ampliar a capacidade de clareamento, o novo sistema diminui os custos de manutenção da rede e também da conta de energia elétrica do município.

Outros pontos da cidade também já contam com a nova tecnologia de LED, como a passarela e ciclovia da ponte do Urbanova, o pátio do Hospital da Mulher e a nova ponte de acesso ao Vale dos Pinheiros e Esplanada do Sol.

“O LED desponta como a nova tecnologia de iluminação pública, melhorando a visibilidade das vias e reduzindo os custos do serviço. Além disso, a nova tecnologia está alinhada às novas diretrizes de sustentabilidade, pois o descarte de componentes elétricos e eletrônicos é mais amigável ao meio ambiente”, explicou o diretor de Concessionarias da Secretaria de Obras.

Novo Centro

O Novo Centro foi desenvolvido pela Prefeitura para requalificar e modernizar a região central de São José dos Campos, recuperando a área como espaço de convivência e incentivando as atividades comerciais da área, com reforço na segurança e na iluminação.

O projeto foi desenvolvido alinhado ao Plano de Mobilidade Urbana, que estimula o uso de transporte coletivo e de veículos não motorizados, respeitando todas as diretrizes ambientais e de urbanismo.

A previsão é que as obras e toda instalação do sistema de iluminação sejam concluídas até o final do mês.