Guardas Civis Municipais iniciam novo curso de progressão na carreira
20/09/2016
Guardas Civis Municipais
A progressão na carreira é concedida aos guardas que já ocuparam o cargo de inspetor e possuem curso de pós-graduação em sua formação Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Três guardas civis municipais conquistaram o direito à progressão de carreira e estão recebendo instrução para ocupar o cargo de Inspetor Regional. O curso, com duração de 15 dias, teve início nessa segunda-feira (19) na sala de instrução da Guarda Civil Municipal (GCM), no Parque da Cidade, região norte de São José dos Campos.

A progressão na carreira é concedida aos guardas que já ocuparam o cargo de inspetor e possuem curso de pós-graduação em sua formação acadêmica. A primeira aula abordou o tema “Marketing Institucional e Endomarketing”, ministrada pelo gerente de Marketing do Vale Sul Shopping, Robson Mikio Furuzawa.

Com carga horário de 100 horas/aula, o curso é técnico e abordará também temas sobre Comando participativo de ações operacionais, Liderança gerencial, Respeito funcional e rede de competências, Metodologia de análise e solução de problemas, Procedimentos administrativos e Introdução ao estudo de processos e desempenho operacional.

É de competência do Inspetor Regional da Guarda liderar grupamento por região, ter controle de pessoal, materiais, viaturas, armamentos, serviços administrativos da sua equipe, executar avaliação de desempenho dos inspetores sob sua tutela, exercer boa relação com autoridades e assessorar o comando da corporação.

A realização de cursos para promoção interna atende determinação legal. A lei municipal complementar 578, aprovada em abril deste ano, alterou lei de 2008 e criou o novo plano de carreira Guarda Civil Municipal. Até o fim do ano estão previstos novos cursos para progressão de carreira na GCM, que já vem sendo aplicado desde sua vigência, permitindo a ascensão na carreira. Esse ano já foram abertas promoções de GCM 1ª Classe para Classe Distinta e de Classe Distinta para Inspetor Regional.