Arborização Urbana é tema de encontro com professores
21/09/2016

Secretaria de Governança

Um grupo de professores de ciências e de educação integral, da Rede Municipal de Ensino, participa nesta quinta-feira (22) de uma formação especial sobre a importância da arborização urbana. A atividade será no Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua (CEFE - Avenida Olivo Gomes, 250, Santana), a partir das 14h, e deve contar com a presença de 160 educadores.

Além de marcar a celebração pelo Dia Mundial da Árvore (21 de setembro), a atividade visa envolver os professores no Plano Municipal de Arborização Urbana, que está em fase de desenvolvimento pela Prefeitura de São José dos Campos, com apoio técnico do IPPLAN (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento). A proposta é estabelecer diretrizes de planejamento, implantação e manejo das árvores no município.

O encontro contará com dinâmicas em grupo, exibição de filmes e a palestra do professor doutor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, da ESALQ-USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo), falando sobre a função das árvores no microclima urbano, estudos científicos e experiências de outros municípios. O professor é especialista na área de silvicultura urbana e participa da consultoria técnica para a elaboração do Plano Municipal de Arborização.

Demóstenes defende a educação e sensibilização social como caminhos para mudar a percepção das pessoas com relação às árvores, muitas vezes tratadas como obstáculos. Segundo o pesquisador, envolver a comunidade e a escola no processo de conservação das espécies contribui para que esses indivíduos compreendam a importância das árvores.

O engenheiro agrônomo Carlos Trunkl, da Secretaria de Serviços Municipais, responsável pela manutenção da arborização nas vias públicas, praças e parques do município, vai falar sobre os desafios vivenciados no ambiente urbano, como o excesso de solicitações para supressão em contraposição aos pedidos de plantio.

As árvores são de extrema importância para o equilíbrio ambiental nas cidades. Elas oferecem sombra, conforto térmico, melhoria da qualidade do ar, interceptação da água da chuva, conservação da umidade e redução da poluição sonora, além de embelezar e valorizar o espaço urbano.

Plano Municipal de Arborização Urbana

O Plano de Arborização trará diretrizes para a definição de metas de plantio, espécies indicadas para cada região da cidade e recomendações para adequações de equipamentos urbanos. Incluirá ainda parâmetros sobre implantação: espécies, padrão de mudas, técnicas e épocas para plantio, distanciamento da muda a ser plantada em relação aos elementos do entorno e sobre manutenção das árvores, como técnicas de poda, transplante, remoção, controle fitossanitário e cuidados pós-plantio.

O desenvolvimento do plano envolve uma etapa de diagnóstico do patrimônio arbóreo e outra, com oficinas técnicas para definição de diretrizes e proposições pactuadas com a sociedade.