Técnicos do Projeto Estádio+ do Ministério do Esporte aprovam Estádio
22/09/2016

Secretaria de Governança

Os técnicos contratados pelo Ministério do Esporte para avaliar os estádios por meio do Projeto Estádio+ aprovaram a estrutura do Martins Pereira, em São José dos Campos. A visita técnica foi feita nesta quinta-feira (22).

Os pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro avaliaram as condições de segurança, sanitárias e de higiene, acessibilidade e conforto do estádio joseense. Segundo a pesquisadora e engenheira civil Luiza Ribeiro, o estádio está em condições excelentes. “A cidade está de parabéns pelo estádio que possui.” 

O engenheiro elétrico Bruno Santos também elogiou a estrutura. “As instalações elétricas são de primeiríssima qualidade.” O Projeto Estádio+, do Ministério do Esporte, divulga e pontua os estádios de acordo com as condições segurança, sanitárias e de higiene, acessibilidade e conforto. O projeto visa uma melhoria contínua da infraestrutura dos estádios.

Por meio deste canal, o Ministério do Esporte também torna acessíveis as informações sobre o conteúdo e vigência dos laudos exigidos por lei e pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios – SISBRACE. Mais informações sobre o programa Estádio+.

O projeto avaliou 155 estádios em uma primeira fase no período de dois anos e, nesta segunda fase, vai visitar cerca de 120. A classificação dos estádios segue o modelo semelhante aos dos hotéis, em que, em vez de estrelas, a categoria da arena esportiva é estabelecida por bolas. Os níveis variam de uma – para estádios em condições mais desfavoráveis – a 5 bolas – para os estádios com melhor categorização.

O Estádio Martins Pereira foi modernizado em 2014. Todas as instalações como arquibancadas, sanitários, lanchonetes e cabines de transmissão foram adaptadas de acordo com as normas do Corpo de Bombeiros e o padrão da FIFA. Para os atletas, foram construídos novos e amplos vestiários. O gramado atende todas as recomendações técnicas da FIFA e CBF. Grandes eventos esportivos têm sido realizados no estádio após a modernização.