Eugênia da Silva promove Encontro Regional dos Figureiros
22/09/2016

A Casa de Cultura Eugênia da Silva (Rua dos Carteiros, 110 – Novo Horizonte) realiza neste sábado (24), a partir das 10h, o Encontro Regional dos Figureiros. O evento tem como objetivo o diálogo e a troca de saberes entre os figureiros da região. A entrada é franca.

Organizado pelo "Projeto Santo de Casa - Tecnologias Populares" em conjunto com "Ponto de Cultura Instituto Ecocultura de Educação Patrimonial", o encontro integra a "Semana d@s figureir@s", que é promovida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) em comemoração ao Dia do Figureiro, com o objetivo de difundir e valorizar a arte figurativa em São José dos Campos.

Entre as atividades que serão desenvolvidas durante o dia, se destaca a colocação da placa indicativa na casa da mestra figureira Maria José de Oliveira contemplada pela FCCR pelo prêmio Mestre Cultura Viva.

Prêmio Mestre Cultura Viva tem como objetivo reconhecer a atuação de mestres de São José dos Campos, que tanto contribuem para o fortalecimento da identidade cultural regional.

Os prêmios fazem parte das estratégias de ações previstas no Plano Nacional de Cultura, que propõe a criação de políticas de transmissão dos saberes e fazeres das culturas populares e tradicionais.

Programação do Encontro Regional dos Figureiros

10h
Recepção - Apresentação Musical: Jaqueline Baumgratz e Celso Pan

10h30
Abertura das exposições “Recordações da Infância” e “Lugares de Memória”

10h30
Oficina de Maracatu com o orientador Alex Malabar e o Grupo Piracema do Bairrinho

11h
Colocação de Placa Indicativa “Aqui vive um Mestre Cultura Viva” – na casa da mestra figureira Maria José de Oliveira

12h30
Momento da comensalidade (culinária caipira).

14h
Apresentação Musical: Seu Zé da Viola e Aprendizes

14h30
Roda de Conversa – "A tradição e a inovação na arte de modelar o barro no Vale do Paraíba paulista” com Magela Borbagatto