Feira Educativa encerra Semana Municipal de Trânsito
25/09/2016
Feira Educativa encerra Semana Municipal de Trânsito
Cerca de 1.000 pessoas visitaram os standes para verificar a saúde, conhecer mais do trabalho dos Bombeiros, Guarda Civil e Polícias Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Governança

Uma Feira Educativa com 12 tendas com serviços, além de atrações culturais e de lazer para as crianças encerrou, neste domingo (25), em frente ao Parque Vicentina Aranha, a Semana Municipal de Trânsito em São José dos Campos.

Cerca de 1.000 pessoas visitaram os standes para verificar a saúde, conhecer mais do trabalho da Cruz Vermelha, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Rodoviária Federal e Rodoviária Estadual, testarem simuladores que demonstram os efeitos do álcool no reflexo dos motoristas e registrarem em fotos na tenda da Lei Seca o apoio ao programa.

Além dos serviços os participantes puderam ainda acompanhar os shows com a Orquestra de Viola Caipira e a cantora Cris Aflalo e as crianças brincarem na rua de lazer, espaço de leitura e arte.

Com o tema: “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” durante toda a semana a população pode participar de atividades e ações que destacaram a participação e importância de todos: motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas para melhoria da segurança em ruas e avenidas.

Os motociclistas, principais grupos de risco atualmente no trânsito, participaram de orientações e uma capacitação na condução de motocicletas.

Operacões da Lei Seca foram realizadas no município e na sexta (23) em uma ação integrada inédita na cidade foram realizadas três blitze simultaneamente em diferentes pontos da cidade. A ação foi possível graças a parcerias com as polícias rodoviárias Estadual e Federal, Polícia Militar, agentes de trânsito e o Detran.

Cerca de 100 motoristas foram abordados, tendo 4 sido autuados por alcoolemia, 4 por recusa ao teste e 3 documentos recolhidos por irregularidades.

“A união de forças de todos que presam pela preservação de vidas no trânsito é muito importante para levantar essa bandeira de diminuição de acidentes de trânsito. E tivemos isso durante toda a Semana Municipal de Trânsito. É preciso que essa conscientização chegue a toda população para que cada um faça a sua parte para um comportamento seguro no trânsito”, afirmou a secretária de Transportes em exercício, Regina Romão.