Inscrição para castração e feira de adoção de animais serão neste domingo
26/09/2016

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste domingo (25), das 9h às 13h, a 12ª edição da Feira Municipal de Adoção de Animais, no Pavilhão das Gaivotas do Parque da Cidade. O evento ocorre sempre no último domingo do mês.

A feira de adoção terá quatro cães: dois filhotes e dois adultos, que estarão em exposição à procura de um lar. Todos os animais estão devidamente vermifugados e vacinados. Quem quiser adotar um novo amigo é necessário levar RG, CPF e assinar um termo de adoção responsável. Apenas maiores de 18 anos podem ser os titulares da adoção.

Durante a feira, o Centro de Zoonoses (CCZ) também estará recebendo inscrições para a castração gratuita de cães e gatos. Os interessados devem observar algumas regras. É permitida a inscrição de até dois animais por residência e que estejam, obrigatoriamente, em idade reprodutiva (6 meses a 8 anos) e não sejam utilizados para fins comerciais e/ou competições.

O proprietário deve ser maior de idade e apresentar, além dos documentos pessoais (RG e CPF), um comprovante de residência. Uma análise socioeconômica dos interessados poderá ser realizada. O agendamento da cirurgia será por meio de contato telefônico, feito diretamente por clínica credenciada pela Prefeitura.

No ato da inscrição, o proprietário deverá assinar um termo declarando estar ciente ser de sua inteira responsabilidade o transporte do animal até o local da cirurgia, além dos cuidados pré e pós-operatórios, de acordo com as orientações do veterinário.

Importante destacar que as inscrições para castração serão feitas apenas nas Feiras de Adoção de Animais, não sendo possível fazê-las nos outros dias, na sede do CCZ. O atendimento será feito por ordem de chegada, a exemplo das edições anteriores. São 381 vagas: 100 para cães machos, 81 para cães fêmeas e 200 gatos (100 machos e 100 fêmeas).

Pratique a posse responsável:
• Zele pela saúde do animal
• A comida do animal deve estar disponível pelo menos duas vezes por dia
• A água deve ser limpa e fresca durante todo o dia
• Dê banho periodicamente no animal e o mantenha livre de pulgas, carrapatos e sarna
• Recolha e jogue os dejetos (fezes) em local apropriado
• Mantenha limpos o local e o próprio animal
• Trate o animal quando ele ficar doente
• Leve o animal para vacinação todos os anos
• O cão deve ser conduzido sempre por pessoa capaz de o controlar
• Nunca, em nenhuma hipótese, abandone o animal na rua.