Agentes participam de capacitação de programa vinculado ao Bolsa Família
26/09/2016

Secretaria de Governança

Associação de Educação Financeira do Brasil - AEF-Brasil, por meio da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), ministrou na manhã desta sexta-feira (23) uma capacitação para 18 profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de São José dos Campos, que atuam nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), visando a implantação do programa "Futuro na mão: dando um jeito na vida financeira", que tem como foco as mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família no município.

O objetivo deste programa é contribuir na gestão do orçamento familiar, ajudando essas mulheres a reconhecer sua situação financeira, planejar e transformar alguns hábitos financeiros, a fim de propiciar uma melhoria de qualidade de vida para suas famílias, a curto, médio e longo prazo.

Após a capacitação, cada profissional deverá aplicar o programa para um grupo de 20 beneficiárias do Programa Bolsa Família atendidas pelo CRAS em que atua. Para isso, as interessadas em participar do programa deverão fazer a inscrição no período de 2 a 7 de outubro, nas próprias unidades do CRAS. A previsão é capacitar cerca de 360 mulheres beneficiárias do programa.

No período de 17 a 21 de outubro, elas participarão de uma oficina, que abordará um conteúdo específico de Educação Financeira, por meio de uma abordagem lúdica e com o apoio de materiais específicos.

Segundo a consultora da AEF-Brasil, Sofia Antonio, que ministrou a capacitação para os profissionais da Prefeitura, o programa é composto por conteúdos e ferramentas que apoiam a transformação do comportamento financeiro das beneficiárias do programa Bolsa Família.

Além de São José dos Campos, o programa está sendo implantado em mais de 20 municípios espalhados pelo Brasil. Neste ano, esse projeto piloto envolve mais de 3 mil mulheres beneficiárias, nas cinco regiões brasileiras.

A Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) é uma mobilização multisetorial em torno da promoção de ações de educação financeira no Brasil. A estratégia foi instituída como política de Estado de caráter permanente, e suas características principais são a garantia de gratuidade das iniciativas que desenvolve ou apoia sua imparcialidade comercial.

O objetivo da ENEF, criada pelo Decreto Federal 7.397/2010, é contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer e apoiar ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes. A estratégia foi criada através da articulação de 08 órgãos e entidades governamentais e quatro organizações da sociedade civil, que juntos integram o Comitê Nacional de Educação Financeira – CONEF.