São José é premiada mais uma vez por combate à tuberculose
26/09/2016
Centro de tuberculose
O tratamento da tuberculose consiste no uso de um medicamento, que é distribuído gratuitamente, por um período de seis meses Foto: Antonio Basílio/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos foi premiada na última terça-feira (20), no Centro de Convenções de São Paulo. O prêmio foi concedido por conta do alto índice de cura (86,04%) da tuberculose atingido pelo município.

O prêmio é um reconhecimento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), ao bom trabalho que vem sendo desenvolvido pelo município no controle da doença.

Esta não é a primeira vez que a cidade é premiada. No ano passado, o município também recebeu o prêmio. "Esses prêmios recebidos, em anos seguidos, nos mostra que estamos no caminho certo e que todo o esforço das equipes tem dado resultado. É um grande orgulho. Fico muito feliz”, disse o secretário de Saúde, Paulo Roitberg.

Em São José dos Campos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) e hospitais realizam a busca ativa de pacientes, além do exame de escarro, para diagnosticar a doença. Uma vez diagnosticado, o paciente é encaminhado ao CTP (Centro de Tratamento e Prevenção da Tuberculose), que fica na Vila Maria (Rua São Pedro, 55), para o tratamento.

O tratamento da tuberculose consiste no uso de um medicamento, que é distribuído gratuitamente, por um período mínimo de seis meses. Durante o período, o paciente é acompanhado pelos profissionais da rede municipal de saúde.

Em São José dos Campos, foram registrados 222 casos da doença no período de setembro do ano passado até setembro deste ano. Todos foram encaminhados para tratamento e 191 foram totalmente curados - 86,04% dos casos.