Práticas de relaxamento e dança circular são atrações no Vicentina Aranha
27/09/2016

O Projeto Qualidade de Vida, do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 302, Vila Adyana), em parceria com o Círculo Saudável, realiza neste sábado (1º de outubro), às 9h30, um atividade de práticas de relaxamento para os frequentadores do Parque, por meio de técnicas do yoga e meditação, no Bambuzal e com entrada gratuita.

Orientada pela professora Marcela Bigarella, a atividade tem como objetivo auxiliar no controle da ansiedade, aliviar o estresse e melhorar o sono, entre outros benefícios que o relaxamento oferece. Para participar, não precisa ter experiência prévia, basta levar um colchonete, toalha ou canga.

Ainda no sábado, das 10h às 12h, no Quiosque da Cia Paulista, ocorre uma roda aberta de dança circular com o grupo Cirandança e coordenada por Maria Clara Galicchio. O principal enfoque da Dança Circular Sagrada é o sentimento de união de grupo, o espírito comunitário que se instala a partir do momento em que todos, de mãos dadas, apoiam e auxiliam os companheiros.

A dança circular é indicada para pessoas de qualquer idade e sexo. A sua prática auxilia a tomar consciência do corpo físico, acalmar o estado emocional, trabalhar a concentração e memória, além de proporcionar o contato com uma linguagem simbólica, que embora acessível a todos, mão é utilizada no cotidiano.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo COMPHAC (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação para o Fomento da Arte e da Cultura (AFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.