Prefeitura conclui passarela de ciclistas e pedestres no Urbanova
28/09/2016
Passarela
A passarela tem 270 metros de extensão e 4,5 metros de largura, com duas faixas para ciclistas e uma terceira faixa para pedestres Foto: Antonio Basílio/PMSJC

Secretaria de Gestão Habitacional e Obras

A Prefeitura concluiu nesta quarta-feira (28) a construção da nova passarela no bairro Urbanova, região oeste de São José dos Campos. A estrutura, entregue pela administração municipal quase dois meses antes da data prevista em contrato, oferece mais segurança a pedestres e ciclistas durante a travessia sobre o Rio Paraíba do Sul, na Ponte Flamínico Vaz de Lima, ligando as avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi.

A passarela tem 270 metros de extensão e 4,5 metros de largura, com duas faixas para ciclistas e uma terceira faixa exclusivamente para pedestres. Toda estrutura metálica foi apoiada nas margens do rio, sem interferência no fluxo de água, com um espaço reservando para a manutenção do duto que passa ao lado da ponte.

Além de garantir mais segurança a pedestres e ciclistas, a passarela valoriza ainda mais a paisagem local. O projeto arquitetônico foi desenvolvido respeitando todas as legislações urbanísticas e ambientais, com a devida autorização da Cetesb. A Prefeitura investiu R$ 2.687.057,82 na construção do equipamento, que seria entregue em novembro pela empresa responsável pelas obras.

“Muita gente utiliza a bicicleta como meio de transporte para o trabalho, como esporte e também para o lazer. Agora, no Urbanova, região muito utilizada pelos ciclistas, todos vão poder pedalar com mais segurança. A passarela, além de bonita, também é espaço agradável de contemplação do Rio Paraíba do Sul. Certamente ela é um marco para São José”, disse o prefeito.

Satisfação

Morador do Urbanova há 15 anos, o engenheiro Guilherme Faria, 50 anos, está satisfeito com os investimentos promovidos pela Prefeitura no sistema cicloviário da cidade. Cerca de 80% dos deslocamentos que atualmente faz pela cidade é com bicicleta, usada também como esporte e lazer. Para ele, a nova passarela é uma conquista de toda a população.

“Era terrível sem a passarela. Não tínhamos segurança nenhuma para atravessar a ponte. Nós atrapalhávamos o fluxo de veículos e os carros atrapalhavam o fluxo de bicicletas. Hoje, vejo pessoas parando aqui para tirar fotos. Foi uma obra profissional, feita com rapidez e com bom acabamento e iluminação. Realmente muito bonita”, disse Faria.

Quem costuma caminhar pelo bairro também aprovou a estrutura. “Ando por aqui todos os dias pela manhã e agora sinto mais segurança para atravessar o rio pela passarela. Obras como essa são importantes em qualquer cidade. Além de segurança para caminhar e pedalar, ganhamos também uma bela estrutura no bairro”, afirmou o aposentado Aristides Molina, de 79 anos, morador do Urbanova.