Novos membros do Comphac tomam posse
28/09/2016

Fundação Cultural Cassiano Ricardo

O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural (Comphac) está com nova formação. A posse dos novos integrantes foi nesta quarta-feira (27), no Auditório Elmano Veloso, na Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), com a presença de mais de 30 representantes de instituições joseenses.

O Conselho é composto de 34 membros de 18 entidades. Conta com representantes de várias instituições da cidade, entre elas Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos (AEASJC), Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Escritório Regional de Planejamento do Estado de São Paulo (ERPLAN), entre outras.

O Comphac é responsável pela adoção de medidas para a defesa do patrimônio histórico, artístico e cultural do município, que devem ser conservados em razão de fatos históricos memoráveis, do seu valor folclórico, artístico, documental ou cultural, bem como dos recantos paisagísticos que mereçam ser preservados, e cuida da formulação de diretrizes para a política de valorização dos bens culturais, opina sobre projetos de conservação, restauração e aproveitamento turístico e cultural dos bens preservados.

O Comphac foi criado em 1984 pela necessidade de implantar um instrumento democrático para identificação, preservação e conservação do Patrimônio Cultural devido ao atípico crescimento urbano de São José dos Campos e à ausência de políticas preservacionistas de tradicionais edificações da fase senatorial e industrial. O conselho foi coordenado pela equipe da secretaria de Planejamento até 2001, quando integrou a equipe do Departamento de Patrimônio Histórico da FCCR.

São José dos Campos possui 51 patrimônios preservados, sendo 28 conjuntos arquitetônicos, 21 espécies arbóreas e a Banda de Santana, declarada Patrimônio Imaterial Joseense.