Caminhada pela Paz reúne 500 alunos na região leste
29/09/2016
Alunos
O evento é realizado todos os anos como parte das comemorações da Semana de Cultura de Paz na Rede Municipal Foto: Júlia Carvalho / Divulgação

Cerca de 500 alunos de escolas municipais localizadas na região leste de São José dos Campos se reuniram na manhã desta quinta-feira (29) para a tradicional ‘Caminhada pela Paz’. O evento é realizado todos os anos como parte das comemorações da Semana de Cultura de Paz na Rede Municipal.

Participaram estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Professora Silvana Maria Ribeiro de Almeida, Professora Sônia Maria Pereira da Silva e Professor Antônio Palma Sobrinho, além da Escola Estadual Professor João Ferreira dos Santos e da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas) Novo Horizonte.

Os alunos saíram das suas respectivas escolas às 8h e seguiram para a Praça Primeiro de Maio, no bairro Novo Horizonte, onde houve teatro, dança e poesia, além de outras atividades preparadas pelos alunos.

A aluna Mariana Aparecida dos Santos, do 7º ano da EMEF Silvana Maria, disse que a atividade é muito importante. “Essa passeata mostra que nós precisamos dar o primeiro passo para um mundo melhor.”

Tainá da Silva, do 6º ano, disse que é importante reunir a comunidade do bairro. “Essa ação mobiliza as pessoas da comunidade, além de promover a união de nós alunos, que pudemos tirar muitos ensinamentos dessa passeata e ver que a escola não é somente o português e a matemática, ela ensina a ser cidadão”, afirmou a aluna.

Maria Estela Lima Framil, orientadora educacional da EMEF Silvana Maria Ribeiro de Almeida, explicou que a caminhada traduz o trabalho realizado ao longo do ano para envolver os alunos na cultura de paz disseminada na rede municipal. “O ano inteiro a escola já se mobiliza para manter um ambiente de paz e harmonia. Nessa segunda edição da caminhada, buscamos envolver mais alunos nessa cultura de paz.”

A Semana de Cultura de Paz surgiu em função do Dia Internacional da Paz, que foi declarado em 21 de setembro pela ONU (Organização das Nações Unidas), com o intuito de criar um dia no mundo de cessar-fogo e não violência. Além disso, comemora o nascimento do líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, em 2 de outubro.