Prefeitura levou 782 novos pontos de luz a diversos bairros
30/09/2016
Iluminação pública
Os equipamentos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, inclusive nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Foto: José Aparecido/PMSJC

Secretaria de Governança

Os trabalhos de expansão da iluminação pública realizados pela Prefeitura de São José dos Campos neste ano resultaram na instalação de 782 novos pontos de luz. Os equipamentos estão distribuídos em todas as regiões da cidade, inclusive nos distritos de Eugênio de Melo e São Francisco Xavier. Até o final do ano, a previsão é que o município ganhe 1.200 luminárias, com prioridade para as localidades com maior demanda e tempo de espera da população.

Somente na zona leste de São José foram instalados 335 pontos de luz. Nesta semana, a Prefeitura levou iluminação interna aos conjuntos habitacionais Colinas I e II, na Estrada Dom José Antonio do Couto, no Cajuru, com 28 equipamentos nos empreendimentos. Os bairros Bairrinho, Majestic, Santa Cecília II, Capão Grosso e Pernambucana também já foram atendidos pelo plano de expansão.

A região norte ganhou 187 luminárias e sul foi beneficiada com a instalação de 169 equipamentos. Já a zona sudeste e central somam 91 novos pontos de iluminação pública. “Esse serviço traz mais conforto e segurança aos munícipes e terá novas etapas, devendo atingir até o final do ano a instalação de 1.200 novas luminárias em regiões antes escuras”, afirmou o diretor de concessionárias Rene Vernice.

Para atingir essa meta, a Prefeitura trabalha para garantir a média de 100 luminárias instaladas por mês no município.

Nova tecnologia

A Prefeitura também está finalizando os trabalhos de implantação do novo sistema de iluminação pública nas áreas requalificadas e modernizadas por meio do projeto Novo Centro. Ao todo, são 329 pontos de luz que vão funcionar com a tecnologia de LED, garantindo maior conforto visual e segurança aos motoristas e pedestres que circulam pela região central da cidade.

Parte do sistema já está em funcionamento ao longo das avenidas São José e Madre Tereza, valorizando ainda mais um dos principais cartões postais de São José, a Orla do Banhado. As lâmpadas de LED também estão sendo instaladas na Praça da Matriz, Rua Rui Dória, Rua Luiz Jacinto, ciclovia da Avenida Nove de Julho, Travessa Cândido Portinari e Travessa João Dias.

“O LED desponta como a tecnologia capaz de aumentar a visibilidade das vias, fazendo com que tudo o que acontece nela seja percebido com maior nitidez. A tecnologia está alinhada às novas diretrizes de descarte de componentes elétricos e eletrônicos, ou seja, é mais amigável ao meio ambiente”, explicou Vernice.

Investimentos

São José dos Campos apresenta um dos menores índices de lâmpadas apagadas do Estado de São Paulo, com percentual de 2% em relação ao total de pontos de iluminação pública do munícipio, que é de 75 mil. O quantitativo é muito inferior ao índice de 5%, considerado aceitável, e também inferior em relação aos 3%, considerado como ideal pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).