Oficina de jardinagem chama atenção dos participantes
30/09/2016
Curso de Jardinagem
Atualmente, cerca de 80 pessoas estão inscritas na capacitação que teve início no dia 19 de setembro Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Promovidas pela Prefeitura de São José dos Campos no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, as oficinas de jardinagem já se tornaram atividades especiais na vida de quem aprecia plantas e jardins. Atualmente, cerca de 80 pessoas estão inscritas na capacitação que teve início no dia 19 de setembro e segue até 16 de dezembro.

Na oficina, os alunos recebem orientações sobre a formação e manejo de jardins com aulas teóricas e práticas que ocorrem no CEFE (Centro de Formação do Educador Professora Leny Bevilacqua) e na área verde do Parque da Cidade. 

A advogada Cristina Machado Renó Martins, de 43 anos, está encantada com as aulas. “Essa é a primeira vez que eu participo de um curso desses. O curso oferece noções básicas e, logo nessas primeiras aulas, eu já pude perceber tudo o que eu vinha fazendo de errado com os meus jardins, por isso, eu estou gostando bastante. As oficinas têm muito a oferecer”, declarou.

O técnico em química Orlando Alves de Almeida, de 38 anos, também está aproveitando as aulas. “O curso é bem legal, prático e dinâmico. Eu gosto bastante dessa parte da natureza e meio ambiente, então, isso é bem interessante para mim.”

O professor do grupo é Elias Santos, com mais de 30 anos de experiência em jardinagem, tendo passado por parques como Ibirapuera, o antigo Horto Florestal, Parque da Cidade, além de assinar projetos de jardinagem em diversas praças públicas e jardins particulares.

Ele afirmou que é uma satisfação promover esse trabalho com os munícipes. “Os participantes chegam muito interessados e com objetivos concretos de criar projetos de jardinagem em casas ou sítios. É muito bom ensinar a quem quer aprender. É uma troca muito importante.”

Elias Santos destacou ainda o Parque como um lugar positivo para a capacitação, onde os alunos podem aproveitar o universo paisagístico para explorar as aulas práticas e a convivência do grupo.

Acervo paisagístico

O Parque da Cidade oferece um ambiente único para a realização das oficinas de jardinagem por abrigar uma grande área verde, com as mais diversas espécies de plantas ornamentais e árvores que compõem a obra de Roberto Burle Marx, uma das principais referências do paisagismo brasileiro e da fase modernista. O Parque da Cidade fica na Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana.