Semana Cassiano Ricardo começa com “Jeremias Sem-Chorar”
03/10/2016

Secretaria de Governança

Com palestra do escritor Iacyr Freitas e o lançamento da quarta edição do livro “Jeremias Sem-Chorar”, será aberta nesta terça-feira (4), às 19h, a 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo. A cerimônia de abertura será no auditório do SESC (Avenida Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

 A primeira edição da obra “Jeremias Sem-Chorar” foi lançada em 1964. No livro, Cassiano Ricardo faz uma crítica política ao mundo pós-moderno, em que o homem já não tem mais espaço para seus lamentos. A produção retrata ainda temas como o fanatismo religioso, as guerras, a fragmentação da família e o desinteresse pela política.

A obra de Cassiano Ricardo foi toda escrita em linossignos, que são poemas sem alinhamento linear clássico. Os versos são soltos na página ou formam um desenho, criando um ritmo visual no texto.

 O personagem Jeremias simboliza o homem que vive em um mundo de lutas individuais e coletivas e, sem tempo para chorar as dificuldades da vida, deve unir-se aos próximos por meio do amor.

Iacyr Freitas é poeta, escritor e mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Já publicou diversos livros de poesia, ensaio literário e prosa de ficção. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, em 1990 e 1993. Especialista na obra poética de Cassiano, ganhou menção honrosa no Prêmio Nacional Cassiano Ricardo em 2006.

50ª Semana Cassiano Ricardo

 A obra de Cassiano estará presente, de forma direta ou indireta, em todas as quase 30 atrações da Semana Cassiano Ricardo, que conta com uma programação descentralizada voltada a diferentes públicos. Serão shows musicais, intervenções, debates, lançamentos de livro, saraus, teatro e exposições. Entre os objetivos das atividades estão o incentivo à literatura e a divulgação das obras do poeta joseense.

A primeira edição da Semana Cassiano Ricardo teve início em 27 de Julho de 1967 e contou com a presença do poeta joseense, que discursou na abertura do evento no prédio da Antiga Câmara Municipal, onde atualmente funciona o Museu Municipal.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro.  Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.