Vicentina Aranha terá programação especial no mês das crianças
03/10/2016
 Trupe do Rizzo
No domingo (9), o Parque Vicentina Aranha apresenta o espetáculo de palhaços Gran Circo Fuzarca, com o grupo Trupe do Rizzo Foto: Divulgação

Secretaria de Governança

Outubro começa com uma programação especial para as crianças. Neste sábado (8), às 14h, o Projeto LIA – Lazer, Inclusão e Acessibilidade realiza uma tarde de atividades e piquenique comunitário, aberto ao público do Parque Vicentina Aranha (Rua Engenheiro Prudente Meireles de Moraes, 320), na Vila Adyana. Às 15h, ocorre a Brincadeira de Circo com a Cia Circo e Arte e, às 16h, a palestra Muros e Grades são invenções humanas, com Ariadne Antico.

O Projeto LIA é formado por um grupo de mães que buscam promover a inclusão da criança com deficiência ao lazer, chamando a atenção da sociedade, mostrando que crianças deficientes também querem oportunidades de brincar, inclusive nos espaços públicos.

No domingo (9), às 10h, o Parque Vicentina Aranha apresenta o espetáculo de palhaços Gran Circo Fuzarca, com o grupo Trupe do Rizzo. Será uma manhã repleta de esquetes, palhaçadas e brincadeiras que resgatam a alegria do circo somada à mágica do mundo infantil. A Trupe é diversão garantida para crianças de todas as idades. A atração será no gramado em frente ao Pavilhão Alfredo Galvão.

Ainda no domingo, às 10h30, o Projeto Música no Parque traz ao palco Li Maria, em um lindo show com canções sobre vida, amor, família, natureza, sonhos e alegria. O show será no Bambuzal, ao lado da Capela Sagrado Coração de Jesus, com entrada gratuita.

Neste show, a cantora e compositora Li Maria apresentará o seu novo trabalho autoral e mostrará nele toda a sua brasilidade, passeando pelo samba, baião, xote, maracatu, capoeira, reggae, pop, regada a pitadas de rock progressivo.

O Projeto Qualidade de Vida do Parque Vicentina Aranha terá além da Feira Agroecológica com a exposição e venda de produtos agroecológicos no domingo (9), das 9h às 14h, uma roda de conversa sobre CSA (do inglês Community Supported Agriculture). O encontro visa apresentar uma proposta de ações e interações entre consumidores e agricultores para que promovam a produção de alimentos livres de agrotóxicos de forma mais sustentável ambientalmente e socialmente.

Parque Vicentina Aranha

Foi inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. É tombado como patrimônio histórico pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e turístico).

Desde 2006, funciona como Parque Vicentina Aranha e é gerido pela Prefeitura de São José dos Campos, tendo desde 2011 a Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura (AJFAC), como Organização Social de Cultura, a qual desenvolve atividades culturais no espaço e promove a recuperação das edificações com obras de manutenção e restauro.