Formação capacita educadores ambientais comunitários
03/10/2016

Secretaria de Governança

O curso “Formação de Educadores Ambientais Comunitários” terá início nesta terça-feira (4) com uma aula inaugural a partir das 18h50, na sede da Faculdade Católica de São José dos Campos (Avenida São João, 2.650), no Jardim Colinas.

Promovido pelo ICT/UNESP (Instituto de Ciência e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho), em parceria com a Comissão Socioambiental Diocese de São José dos Campos, Faculdade Católica de São José e a Secretaria de Meio Ambiente, o curso de extensão gratuito teve 90 inscritos.

As aulas serão ministradas nas dependências da Faculdade Católica de São José dos Campos toda terça-feira, das 18h50 às 20h30, até o dia 6 de dezembro. O objetivo do curso é contribuir para a formação de cidadãos com conhecimentos nas áreas de educação, meio ambiente e políticas públicas, propiciando a construção de lideranças comunitárias engajadas em práticas educadoras sustentáveis.

Certificado pela Unesp, o curso de extensão abordará assuntos como saneamento ambiental, resíduos sólidos, energia, mobilidade urbana, alimentação saudável, consumo sustentável, recursos hídricos, construções sustentáveis, biomas brasileiros e espiritualidade ecológica cristã.

A proposta está em sintonia com a encíclica papal Laudato Si, emitida em 2015, sobre os cuidados com a Casa Comum. O documento, que não é voltado somente aos católicos ou religiosos, fala sobre os efeitos das mudanças climáticas no planeta, demonstrando como o homem é responsável por essas mudanças climáticas e como o homem pode se responsabilizar pela minimização desses impactos. 

"A intenção desse curso é trabalhar com a comunidade para que diversos temas sobre o meio ambiente possam ser entendidos e aplicados no cotidiano das pessoas. Espera-se que a partir dos estudos desses temas as pessoas repensem nos impactos causados pelo homem no meio ambiente, se tornem multiplicadores desse conhecimento e trabalhem na promoção das mudanças no estilo de vida", explicou o educador ambiental  da Secretaria de Meio Ambiente.

Segundo a professora Fabiana Alves Fiore Pinto, da Unesp, o curso será importante para a disseminação do conhecimento gerado dentro da universidade. "A Unesp, a partir da sua responsabilidade como instituição acadêmica e de extensão, entende que esse conhecimento deve transpor os muros da universidade e chegar até a comunidade para provocar mudanças."