Espetáculo inspirado em filme Noir é atração na 50ª Semana Cassiano Ricardo
04/10/2016

Secretaria de Governança

Como parte das atividades da 50ª Semana Cassiano Ricardo, que começa nesta terça-feira (4), a Cia Quase Cinema vai apresentar o espetáculo “Urubus No Ar”, às 19h, na Igreja São Benedito (Praça Afonso Pena, 267 – Centro). O espetáculo ficará em cartaz até sexta-feira (7), no mesmo local e horário, com entrada gratuita.

“Urubus no Ar” conta a trajetória de um réu que aguarda sua sentença, dois mortos e um segredo roubado. Corrupção, farsa, assassinato e traição marcam esta peça que revela a fraqueza do homem que, na ânsia pelo poder, manipula tudo - até mesmo você.

Numa dramaturgia que mergulha no universo dos filmes Noir, em que elementos da atualidade são o combustível que alimenta a imaginação dos escritores, deste encontro nasce um espetáculo de sombras que convida o espectador a refletir sobre os “urubus”, poderosas aves que pairam no ar.

A Cia Quase Cinema existe desde 2004 e nasceu do encontro de diferentes linguagens artísticas; artes cênicas, artes plásticas, cinema, performance e dança. O grupo já esteve em festivais na Alemanha, Macedônia e fez apresentações em campos de refugiados na Grécia.

Este espetáculo é financiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), que tem o objetivo de fomentar e difundir a produção artística em todas as regiões do estado, apoiando financeiramente projetos artísticos, selecionados por meio de editais.

Jeremias Sem-chorar

Nesta terça-feira (4), às 19h, também está programada a abertura oficial da 50ª edição da Semana Cassiano Ricardo com o lançamento da quarta edição do livro “Jeremias Sem-Chorar” no auditório do SESC (Avenida Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas). Os convites devem ser retirados com uma hora de antecedência no local.

A abertura terá a participação do escritor Iacyr Freitas, poeta e mestre em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Ele já publicou diversos livros de poesia, ensaios literários e prosa de ficção. Conquistou o primeiro lugar no Concurso Nacional de Literatura Cidade de Belo Horizonte, em 1990 e 1993. Especialista na obra poética de Cassiano, Iacyr ganhou menção honrosa no Prêmio Nacional Cassiano Ricardo em 2006.

A primeira edição da obra “Jeremias Sem-Chorar” foi lançada em 1964. No livro, Cassiano Ricardo faz uma crítica política ao mundo pós-moderno, em que o homem já não tem mais espaço para seus lamentos. A produção retrata ainda temas como o fanatismo religioso, as guerras, a fragmentação da família e o desinteresse pela política.

O poeta, jornalista e escritor Cassiano Ricardo Leite nasceu em 26 de julho de 1894 em São José dos Campos e faleceu em 14 de janeiro de 1974 no Rio de Janeiro. Ele foi um dos líderes do movimento pela Semana de Arte Moderna de 1922 e ocupou a cadeira nº 31 da Academia Brasileira de Letras.