Concurso de Desenhos da FCCR tem inscrições prorrogadas
05/10/2016

Secretaria de Governança

As inscrições do 12º Concurso de Desenho "Patrimônio Cultural de São José dos Campos", voltado para os estudantes de escolas públicas e particulares do município, foram prorrogadas até esta sexta-feira (7). A participação é gratuita. O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis na internet.

Os desenhos deverão ser entregues pessoalmente na secretaria geral da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, (Avenida Olivo Gomes, 100, Parque da Cidade - Santana) de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 16h30, também podem ser enviados pelo correio, com data limite de postagem, até 7 de Outubro pela Caixa Postal 152 – CEP 12245-970.

Cada escola poderá participar inscrevendo até 30 trabalhos, 10 em cada categoria, sendo elas: de 6 a 9 anos (grupo I), de 10 a 13 anos (grupo II) e de 14 a 18 anos (grupo III). Os trabalhos deverão ser produzidos a mão livre, podendo ser utilizadas uma ou mais técnicas de desenhos. Não é permitido nenhum tipo de intervenção (colagem, dobradura, mosaico, etc), caso haja o uso desses recursos o candidato será desclassificado.

Entre os prêmios estão notebooks, tablets, material de desenho e livros de arte, que serão entregues para os dez primeiros colocados de cada grupo, sendo premiado de acordo com a colocação do aluno.

O concurso promovido pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, realizado pelo "Programa de Educação Patrimonial" (PEP), tem como objetivos estreitar o contato, valorizar os patrimônios materiais e imateriais de São José dos Campos e despertar para a preservação desses prédios, monumentos, costumes e manifestações culturais que fazem parte da identidade joseense.

O tema “Patrimônio Cultural de São José dos Campos” é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade do povo joseense.

A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou seja, cuidar de bens representativos da história e da cultura de um lugar, de um grupo social. Trata-se de cuidar da conservação de edifícios, monumentos, objetos e obras de arte (esculturas, quadros) e dos usos, costumes e manifestações culturais que fazem parte da vida das pessoas e que se transformam ao longo do tempo.